Em Londres, projeto prevê ciclovia subterrânea em túneis abandonados

Além de criar uma ciclovia por baixo da terra, a ideia é incluir não só as estações para alugar as bicicletas mas também cafés e até pontos de entregas de pedidos online

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Philippe Ladvocat  |  Postado em: 12 de fevereiro de 2015

Projeto da agência de design Gensler

Projeto da agência de design Gensler

créditos: Divulgação

 

A empresa de design Gensler criou um projeto que, se aprovado e desenvolvido, promete ser revolucionário. Trata-se da ideia de utilizar túneis subterrâneos de estações de metrô abandonadas em Londres para criar uma ciclovia por baixo da terra, onde qualquer pessoa poderia alugar uma das bicicletas públicas da cidade (que custam uma libra por pessoa por dia ou 50 libras por ano).

 

Chamado de London Underline, o conceito está bem avançado e utiliza principalmente o trecho das estações do centro da cidade, incluindo até uns túneis que ligavam abrigos anti-bombas durante a Segunda Guerra.

 

Eleito o Melhor Projeto Conceitual em uma premiação sobre planejamento para a capital inglesa, a ideia é incluir não só as estações para alugar as bicicletas mas também cafés e até pontos de entregas de produtos pedidos online. E a agência pensou em tudo: para que a ideia fosse mais possível financeiramente, o pavimento utilizaria uma tecnologia já existente onde a eletricidade é gerada pela fricção dos pneus das bicicletas. Mais futurístico, impossível. E os túneis não teriam acesso direto da rua: usuários utilizariam elevadores para chegar ao subterrâneo e alugar as bicicletas.





O maior problema encontrado até agora, porém, é que os túneis não seriam longos o suficiente para justificar o investimento e realmente "desafogar" a rede de metrô que fica incrivelmente cheia nos horários de pico. Mas o co-diretor da Gensler já pensa além e tem a ideia de vender cotas de patrocínio para empresas que queiram colocar a marca em outdoors e até no nome das estações (como já aconteceu com o teleférico que liga parte do leste de Londres e é patrocinado pela empresa de aviação Emirates). Agora é esperar para ver se a ideia sai do papel para criar a primeira rede de ciclovia subterrânea desse tipo no mundo.

 

Leia também:

Urbanização e smartphones estão matando a cultura do automóvel

Prefeito de Londres quer construir estrada para bicicleta

Sete cidades que estão tirando os carros de suas ruas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário