Fernando de Noronha (PE) ganha mais 20 bicicletas elétricas

Ao todo, são 50 magrelas para deslocamentos dentro da ilha, para turistas e visitantes

Notícias
 

Fonte: Jornal do Comércio  |  Autor: Jornal do Comércio  |  Postado em: 23 de março de 2015

Fernando de Noronha ganha mais 20 bicicletas elétr

Fernando de Noronha ganha mais 20 bicicletas elétricas

créditos: Divulgação

 

No Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, 16 de março, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) anunciou a chegada de mais 20 bicicletas elétricas na Ilha de Fernando de Noronha. Os veículos estarão disponíveis no próximo mês de maio, possivelmente, e fazem parte do Plano Noronha Carbono Neutro, lançado em 2013 e que prevê a redução da emissão de gás carbônico no arquipélago pernambucano. Com as novas aquisições, a frota aumenta para 50 bicicletas.

 

De acordo com o gerente de Articulação da Semas, Walber Santana, as baterias usadas nos veículos são carregadas na rede elétrica, movida pelo diesel queimado na térmica da ilha. “Não é energia limpa, ainda. Mas já inauguramos uma usina solar em Noronha e pretendemos abrir a segunda no primeiro semestre deste ano. Quando a gente mudar a matriz energética do arquipélago, as baterias serão alimentadas por energia solar”, diz ele. As usinas deverão atender 15% da atual demanda energética da ilha.

 

Em Noronha, as bicicletas podem ser alugadas por R$ 25 (valor de uma diária para visitantes), no período das 8h às 18h, seguindo o horário de funcionamento do Parque Nacional Marinho (Parnamar). É concedido desconto de 50% a moradores. O assunto foi discutido em palestra segunda-feira (16), abrindo a programação do Dia Mundial da Água – 22 de março – da Semas, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Parque Estadual Dois Irmãos. O evento foi realizado no auditório do Museu do Estado de Pernambuco, nas Graças, Zona Norte do Recife.

 

Leia também:

Prefeitura de BH quer baixar velocidade das vias para uso compartilhado 

Somos todos pedestres. Somos todos ciclistas! 

Colômbia: muita gente, muitos carros, poluição e barulho 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário