São José dos Campos (SP) lança novo edital para o BRT

Após paralisação de cinco meses, processo licitatório para corredores de ônibus rápido é retomado. Propostas devem ser entregues pelas empresas até 20 de maio

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Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 10 de abril de 2015

Licitação de corredores BRT vai ser retomada

Licitação de corredores BRT vai ser retomada

créditos: Cesar Eloi

 

A cidade de São José dos Campos, no interior paulista, lançou nesta quinta-feira (9), um novo edital de pré-qualificação para a construção de um sistema de BRT – corredores para trânsito rápido de ônibus. A licitação ficou interrompida por cinco meses depois de questionamentos técnicos de empresas interessadas para a execução das obras. Se não fosse a paralisação, segundo a prefeitura, as obras poderiam começar nestes primeiros meses de 2015.

 

As propostas devem ser entregues pelas empresas que forem participar até o dia 20 de maio. A fase de pré-qualificação, ainda de acordo com a prefeitura, é necessária devido à complexidade das obras e as propostas devem ser baseadas no projeto funcional que já foi desenvolvido. A estimativa é que a rede de corredores de ônibus em São José dos Campos tenha 51 quilômetros de extensão e as obras devem custar R$ 842 milhões.

 

Em nota, a prefeitura de São José dos Campos explica as linhas gerais do Projeto Mobi e diz que as empresas interessadas devem depositar um caução de R$ 3,2 milhões:

 

“Para ser aprovada na pré-qualificação, as empresas interessadas deverão demonstrar capacidade técnica e financeira para realizar a obra, incluindo depósito caução de R$ 3,2 milhões. As habilitadas irão disputar um contrato de aproximadamente R$ 400 milhões para cada lote. No Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada, com uma extensão aproximada de 51 km em todas as regiões cidade. Também serão construídas estações que permitam a cobrança externa, para tornar mais rápido o acesso dos passageiros e aumentar velocidade operacional. O sistema conta ainda com monitoramento centralizado, ônibus com GPS, semáforos inteligentes para passagem preferencial aos coletivos, integração com o sistema de transporte público e informações em tempo real ao usuário.”

 

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