Ciclovias de São José (SP) ganham investimentos em sinalização

Além da sinalização para os ciclistas, placas de advertência aos motoristas também fazem parte do pacote

Notícias
 

Fonte: PMSJC  |  Autor: PMSJC  |  Postado em: 02 de abril de 2015

Ciclovia ganha sinalização horizontal e vertical

Ciclovia ganha sinalização horizontal e vertical

créditos: Antonio Basilio/PMSJC

 

A Prefeitura de São José dos Campos segue investindo na malha cicloviária da cidade, garantindo mais segurança ao ciclista. A ciclovia da Avenida Manoel Borba Gato/Anchieta, na região central, recebeu 27 novas placas de sinalização, orientando ciclistas e pedestres sobre os espaços compartilhados e alertando motorista sobre as penalidades para quem desrespeitar a preferência prevista na lei.

 

“A prioridade sempre é do pedestre e em seguida do ciclista, por estarem mais vulneráveis aos riscos de acidentes. O carro é o último a ter preferência e desrespeitar essa regra pode trazer acidentes muito sérios”, reforça o secretário de Transportes.

 

Entre os destaques desta nova sinalização, duas placas ressaltam que deixar de dar esta preferência é uma infração gravíssima, com multa de R$191,54 e sete pontos na carteira. São 2,3 quilômetros de pista para ciclistas que fazem a ligação entre a região central com as ciclovias já existentes na Via Oeste (Jardim das Indústrias) e na Avenida Lineu de Moura (Urbanova).

 

Na região sul, a ciclovia da Avenida Andrômeda está ganhando manutenção em 4 quilômetros de extensão, com nova pintura até a Praça das Bandeiras, orientando melhor o fluxo e reforçando a passagem preferencial do ciclista nos trechos de cruzamentos.

 

Ciclovias seguras

Os mais de 28 quilômetros de ciclovias construídas nos últimos dois anos foram projetados pensando na segurança de quem pedala. Os trechos com espaço compartilhados, necessários para a ampliação na malha, estão com sinalização específica, garantindo a passagem com conforto de pedestre e ciclista. Ao todo a cidade possui 68,3 quilômetros de vias para bicicletas, com previsão de ampliação em 2015, priorizando as interligações e atingindo cerca de 70 quilômetros.

 

Leia também:

São José dos Campos: plano de mobilidade entra em debate

São José dos Campos (SP) lança edital de licitação do BRT

Comissão de Direitos Humanos do Senado quer urgência para tornar o transporte direito do cidadão

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário