Bikes públicas em São José (SP): gratuitas e integradas ao transporte coletivo

Ideia é que o passageiro use a bicicleta para completar o trajeto até o trecho final. Licitação para escolha da prestadora do serviço será aberta dia 12 de janeiro

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de dezembro de 2023

Bicicletas integradas ao transporte público em São

Bicicletas integradas ao transporte público em São José

créditos: Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) abriu licitação para contratação de empresa de prestação de serviço de implantação, operação, manutenção, monitoramento e gerenciamento de bicicletas públicas compartilhadas.

 

O sistema contará com uma rede de estações virtuais e bikes disponíveis para usuários do transporte público gratuitamente.

 

Segundo o governo municipal, o programa tem como objetivo estimular a mobilidade ativa e a integração com o transporte público, utilizando bicicletas doadas pela Receita Federal por meio do projeto que destina mercadorias apreendidas para o uso social.

 

A ideia é emprestar bicicletas aos passageiros para que eles possam complementar os trajetos até o destino final.

 

A licitação será pelo menor preço, em disputa aberta de lances. As propostas serão abertas no dia 12 de janeiro, às 9h. O contrato terá duração de três anos, podendo ser prorrogado por mais 24 meses.

 

Bike SJC

O programa Bike SJC prevê a distribuição de 750 bicicletas em 52 estações virtuais, funcionando 24 horas por dia. As bikes terão GPS integrado a um dispositivo de travamento das rodas, que será liberado por aplicativo.

 

As bicicletas serão destinadas à população, para uso no dia a dia, próximas aos principais corredores do transporte público, como a Linha Verde, que disponibiliza diversos serviços ao longo do trajeto. Elas também serão deixadas em áreas de interesse público, como parques, praças, unidades de saúde, universidades e áreas esportivas em todas as regiões da cidade.

 

Entre os locais previstos estão os seguintes: Parque da Cidade, Senai, Praça Afonso Pena, Rodoviária Nova, Parque Vicentina Aranha, Parque Santos Dumont, Avenida Juscelino Kubitschek (Integração), Hospital Municipal, Parque Tecnológico, ECO Campos de São José, estações próximas ao DCTA (Departamento de Ciência  e Tecnologia Aeroespacial), UPA do Putim, Arco da inovação, Parque Ribeirão Vermelho, Farma Conde Arena, Linha Verde, Avenida Cassiopeia, Praça das Bandeiras, Avenida Salinas, Avenida Cidade Jardim e Praça Natal.

 

Estações

Todas as estações virtuais serão demarcadas por sinalização e totem informativo. As bicicletas públicas compartilhadas poderão ser utilizadas gratuitamente por usuários cadastrados no sistema de bilhetagem eletrônica de São José dos Campos.

 

Para utilizar o serviço, os interessados deverão se cadastrar no site ou aplicativo, criando perfil de usuário e senha. As regras de uso serão especificadas no termo de adesão e serão estabelecidas pela Prefeitura.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

 

 

Leia também: 
Bike Poa chega a 100 estações, agora também com bikes elétricas
São Paulo cria programa gratuito de aluguel de bikes para lazer
Bogotá inova com sistema de bikes de carga
Bicicletas compartilhadas começam a voltar a Curitiba


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário