Bicicletas compartilhadas começam a voltar a Curitiba

Serviço que já operou na capital paranaense há três anos é retomado com outra tecnologia, da Tembici. Serão 250 bikes em 20 estações e, até fim de agosto, 500 bicicletas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de julho de 2023

Estação da Tembici, instalada em junho no centro d

Estação da Tembici, instalada em junho no centro de Curitiba

créditos: José Fernando Ogura/ SMCS

O lançamento do novo serviço de bicicletas compartilhadas de Curitiba será feito nesta segunda-feira (17), em cerimônia na Praça 29 de Março, com a presença do prefeito Rafael Greca (PSD). 

 

Segundo o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a prefeitura trabalha para que o serviço esteja inteiramente disponível à população no segundo semestre.

 

O serviço de aluguel de bicicletas já esteve em operação na capital paranaense, mas com outro sistema, até 2020. Eram bicicletas de cor amarela, e havia também patinetes elétricos. Mas, após registrar uma série de problemas, como vandalismo dos equipamentos e acidentes com os patinetes, o poder público interrompeu o serviço. 

 

Agora, tendo à frente a empresa de microbilidade Tembici, que atua em várias cidades sul-americanas, começa uma nova fase do programa de bicicletas públicas de Curitiba. O mobiliário que dá suporte aos equipamentos começou a ser instalado no mês passado nas praças Tiradentes, Zacarias, Carlos Gomes e Osório, e na rua Visconde do Rio Branco. 

 

O projeto inicialmente está colocando em operação 250 bicicletas comuns, distribuídas em 20 estações por diferentes bairros da cidade. Já quando o projeto estiver totalmente implementado, no final de agosto, esse número deve chegar a 500 bicicletas (sendo 250 elétricas), em 50 estações, informou hoje a Tembici, por meio de comunicado à imprensa.

 

Como vai funcionar

O sistema de compartilhamento público de bikes curitibano vai operar 24 horas, todos os dias. Após o uso, o ciclista deverá devolver a bicicleta em uma das estações.

 

Para incentivar mais pessoas a pedalarem, o sistema contará com um plano especial com 10 dias grátis para experimentação. A seguir, confira a tabela com os preços para usar o serviço de bikes, conforme divulgado pela Tembici: 

 

 

 Mais informações sobre as bikes rosinhas de Curitiba, clique aqui.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Calçada também dá voto, senhor prefeito
Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus
Barco fará o transporte fluvial entre Belém e Ilha de Mosqueiro
Acessibilidade: o maior problema é como chegar ao ponto de ônibus
Recife começa a instalar novos e modernos abrigos de ônibus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário