Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus

Prefeitura da capital gaúcha, em parceria com empresa privada, prevê implantar 1.507 equipamentos, dotados de piso podotátil e acesso a internet, em cinco anos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ PMPA  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de maio de 2023

Porto Alegre já tem 255 novos e modernos abrigos d

Porto Alegre já tem 255 novos e modernos abrigos de ônibus

créditos: Alex Rocha/PMPA

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Porto Alegre anunciou que 255 novos abrigos do transporte coletivo já foram instalados na cidade, como resultado de uma parceria público-privada firmada entre o município e a concessionária Eletromidia.

 

Segundo a gestão, as novas paradas estão sendo implantadas sem custo para os cofres públicos, tendo como contrapartida a instalação associada de paineis de propaganda. Além de proteção contra vento e chuva, os abrigos dispõem de iluminação artificial, piso podotátil, acessibilidade para cadeirantes, três tomadas USB e display com informações sobre as linhas.

 

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, estima que em até cinco anos sejam instaladas mais 1.507 unidades. 

 

Novos abrigos

Dos equipamentos instalados, 154 são do tipo "A", com quatro assentos, enquanto os outros 101 são classificados como "B", com três assentos.

 

Pessoas esperam o ônibus em abrigo inaugurado em fevereiro. Foto: Alex Rocha/PMPA 

 

Além disso, 70 dos 255 abrigos em funcionamento são dotados de painéis fotovoltaicos para geração de energia, e 20 deles oferecem acesso gratuito à internet (wi-fi). A previsão da administração é que em cinco meses, 100 dessas paradas de transporte coletivo disponibilizem conexão gratuita 5G.

 

A concessionária também é responsável pela manutenção das estruturas, e em abril já realizou cerca de mil vistorias, informa a Eletromídia. Como contrapartida pela instalação e prestação do serviço, diz a prefeitura, a empresa comercializa 156 painéis publicitários, sendo 52 estáticos e 104 digitais. 

 

Leia também:
Acessibilidade: o maior problema é como chegar ao ponto de ônibus
Recife começa a instalar novos e modernos abrigos de ônibus
Porto Alegre quer criar loteria para financiar transporte público
"Todos os ônibus já deveriam ter piso baixo"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário