Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero é aprovada em Porto Alegre

Proposição aprovada hoje (14) pelos vereadores da capital gaúcha tem o objetivo de organizar discussão com a sociedade sobre a implantação do transporte público gratuito

Notícias
 

Fonte: Câmara de Porto Alegre  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2024

Debate sobre tarifa zero avança na Câmara de Porto

Debate sobre tarifa zero avança na Câmara de Porto Alegre

créditos: Ederson Nunes/CMPA

Foi aprovado nesta quarta-feira (14) no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre um requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no transporte coletivo da capital. 

 

Ao justificar a proposição, a autora da proposta, vereadora Karen Santos (PSOL), afirmou que a Frente terá como objetivo organizar a discussão sobre a gratuidade da tarifa de ônibus com movimentos sociais, entidades, parlamentares e sociedade civil, para construir uma proposta coletiva para a cidade.

 

No requerimento, a vereadora destaca que a Tarifa Zero é uma realidade hoje em mais de 100 municípios do Brasil e é uma forma de direcionar subsídios locais e federais para o acesso e mobilidade da cidade à toda população. “Incentivar o uso do transporte coletivo é fundamental para diminuir o trânsito na cidade, diminuir a poluição e o impacto ambiental, indo ao encontro de uma vida mais sustentável”, diz o documento.

 

Após a sessão, a parlamentar saudou a aprovação da proposta e pontuou que a Tarifa Zero “não é apenas possível, mas também uma necessidade”. Segundo ela, trata-se de "uma proposta alternativa e viável, não apenas por aliviar o bolso da população, mas também por promover uma cidade mais inclusiva e sustentável." 

 

Karen Santos (PSOL) discursa em defesa da frente parlamentar pela Tarifa Zero Foto: Fernando Antunes/CMPA  

 

Ainda em defesa da medida, destacou o papel desempenhado pela deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) que propôs emenda à Constituição (PEC 25/2023) para a criação do Sistema Único de Mobilidade e a instituição  de contribuições para o custeio do transporte público coletivo no país. Karen Santos lembrou ainda que Erundina, quando prefeita de São Paulo em 1991, foi pioneira ao implantar cinco linhas gratuitas de ônibus na zona leste da cidade.

 

Leia também:
Ônibus elétricos entram em operação em Porto Alegre
Novos abrigos de ônibus e comercialização das calçadas
Porto Alegre lança edital de privatização da Carris
Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário