Um mês de tarifa zero, três vezes mais usuários. O caso de Parobé (RS)

Prefeitura da cidade gaúcha avalia o primeiro mês de seu programa de gratuidade nos ônibus: serviço teve 20 mil usuários/mês, chegando a 600/dia, o triplo desde o início

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Parobé  |  Autor: Rádio Taquara/ Pref. de Parobé  |  Postado em: 28 de abril de 2022

Tarifa zero em Parobé (RS): três vezes mais passag

Tarifa zero em Parobé (RS): três vezes mais passageiros

créditos: Divulgação/ Pref. de Parobé

A Prefeitura de Parobé, na região metropolitana de Porto Alegre, divulgou um levantamento no qual comemora os resultados do programa Tarifa Zero, iniciado na cidade no dia 23 de março deste ano. Segundo a administração municipal, somente neste primeiro mês de funcionamento do transporte público gratuito, cerca de 20 mil passageiros utilizaram o serviço.

 

Ainda segundo números levantados pela Prefeitura, em dias de grande movimentação, as linhas chegam a atender mais de 600 passageiros. É o triplo dos cerca de 200 usuários dos primeiros dias de operação.

 

O prefeito de Parobé, Diego Picucha (PDT) destacou vantagens do novo sistema, como a diminuição no custo de vida da população, o aquecimento do mercado de trabalho local e o incremento do comércio e serviços. “O Tarifa Zero vai muito além da passagem de graça. O programa ainda está trazendo vários benefícios, não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros triplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local. Além disso, o impacto sobre o orçamento dos da família dos trabalhadores faz toda a diferença”, ressalta.

 

Além do ônibus gratuito, o governo municipal também aumentou o número de linhas e a abrangência de bairros, para atender melhor a comunidade. 

 

O prefeito lembra que, até desenvolver a ação, a administração pesquisou por meses alguns modelos de isenção implantadas na Europa, como em Luxemburgo, país pioneiro no transporte gratuito no mundo, e em cidades  brasileiras como Vargem Grande Paulista.  

 

Tarifa Zero em Parobé

O novo sistema de transporte público municipal foi criado pela Prefeitura e lançado no dia 23 de março de 2022 a fim de garantir à população mais acessibilidade, segurança e dignidade no serviço. Para utilizar o transporte não é necessário cadastro prévio nem a apresentação de qualquer documento. Os ônibus de Parobé contam com acessibilidade, ar-condicionado e têm em média de 10 anos de uso. 

 

Leia também:
Araucária (PR) reduz novamente a tarifa de ônibus, agora para R$ 1,50
Passagem de ônibus gratuita aos domingos é aprovada em Maceió
Itararé (SP) é a mais nova cidade tarifa zero. E a sexta, só neste ano
Expresso #70: Covid, tarifa-zero e bikes na volta à escola
Mariana (MG) terá transporte público gratuito a partir de fevereiro
Florianópolis: ônibus 1 real mais barato fora do horário de pico


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário