Expresso #70: Covid, tarifa-zero e bikes na volta à escola

Nesta primeira edição de 2022, retomamos os problemas gerados pela pandemia para o transporte público, falamos sobre tarifas e pedalamos com as crianças, em Niterói

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2022

Funcionário distribui máscaras no metrô de Nova Yo

Funcionário distribui máscaras no metrô de Nova York

créditos: Marc A. Hermann / MTA


Terminamos 2021 discutindo o problema da perda de passageiros nos transportes públicos, especialmente por conta da pandemia de Covid-19.
 Como uma tentativa de resposta, mostramos os resultados de um trabalho de universidades britânicas, que tomaram como referência as condições no metrô de Londres e concluíram que o risco de contaminação é baixo, desde que as pessoas usem máscaras, mantenham o distanciamento mínimo de dois metros etc.


Enfim, nada de muito novo. Mas, além disso, os operadores precisariam melhorar a ventilação de estações e vagões, controlar os acessos para evitar a entrada de pessoas infectadas, e manter displays com álcool em gel, além de avisos permanentes sobre os cuidados individuais.


Falando ainda em transporte público, lembramos que a empresa sueca Volvo anunciou na semana passada seu plano para iniciar a produção de chassis para ônibus elétricos aqui no Brasil. O projeto prevê a introdução gradativa dos elétricos até 2025, para fabricação de ônibus e caminhões na fábrica da empresa, em Curitiba.


Sobre carros, incluímos um alerta: pesquisa apontou 78% de veículos movidos a gás natural veicular circulando irregularmente em São Paulo. Na prática, de cada dez veículos a gás, oito estão irregulares e podem provocar incêndios e explosões. Mas continuam circulando e abastecendo normalmente. Um perigo!


Enquanto isso, em Mariana (MG), o transporte “Tarifa Zero” já está em vigor, com 24 linhas que atendem o centro e os distritos da cidade mineira. A gratuidade vale para moradores e também para os turistas que visitam Mariana. Também recebemos a notícia de que a cidade de Pedro Osório, no Rio Grande do Sul, já conta com ônibus tarifa-zero desde novembro de 2018.


A boa notícia veio de Niterói, no Rio de Janeiro, está fazendo uma volta às aulas em grande estilo para as crianças da cidade. Nesta semana, até sexta-feira, os professores, alunos e seus pais estão seguindo para as escolas pedalando, em grupos de bicicletas organizados em vários bairros do município. Mas, há problemas para ciclistas de Recife (PE) e Osasco (SP), que reclamam mais ciclovias e bicicletários.


E falamos sobre os
artigos de dois grandes especialistas em mobilidade: Lúcio Gregori, o criador do conceito de tarifa zero, e Eduardo Alcântara Vasconcellos, sobre a faixa exclusiva para motociclistas em São Paulo.


O Expresso Mobilize conta com o apoio do Itaú Unibanco e do Instituto Clima e Sociedade. 



Ouça o Expresso Mobilize #70 na sua plataforma predileta:

 

 

Leia também:
Estudo indica "baixo risco" de Covid no metrô de Londres
Via Quatro exibe trabalhos do II Concurso Mobilize de Ilustrações
Volvo vai fabricar caminhões e ônibus elétricos no Brasil
Maioria dos veículos movidos a gás está irregular em SP
Volta às aulas, mas usando a bicicleta, propõe ação em Niterói (RJ)
Faixa para motos começa a funcionar na Av. 23 de Maio, em SP
Mudando pra valer a contratação de transportes públicos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário