Volta às aulas, mas usando a bicicleta, propõe ação em Niterói (RJ)

Iniciativa lançada hoje (7) pela Prefeitura de Niterói visa promover o uso da bicicleta como meio de transporte no retorno às atividades escolares em 2022

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Niterói  |  Autor: Mobilize/ Prefeitura de Niterói  |  Postado em: 07 de fevereiro de 2022

'Vá de bike à escola' organizará grupo de pedais n

'Vá de bike à escola' organizará grupo de pedais nos bairros

créditos: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

O projeto “Vá de bike à escola!”, da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, vai se desenvolver durante toda esta primeira semana de aulas, de 7 a 11 de fevereiro. E, para reforçar a ação, quem não se sentir seguro pedalando sozinho, poderá participar dos grupos de pedais que estão sendo organizados em parceria com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e a comunidade Bike Anjo. 

 

Os pedais já organizados seguirão para os bairros de Piratininga, Icaraí, Pendotiba e Itaipu. Para participar, a Coordenadoria orienta aos interessados preencherem neste link uma ficha de participação. 

 

A diretora de Educom (Educação e Comunicação), da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto, lembrou que a bicicleta está se revelando um meio de transporte estratégico durante a pandemia de Covid-19, por se tratar de um veículo individual e que pode ser utilizado ao ar livre. 

 

Ela conta que a ideia do projeto surgiu no ano passado, quando o município realizou o “Vá de bike ao trabalho”, que mobilizou os servidores da Prefeitura na locomoção por bike até as repartições. Foi daí que ocorreu organizar a ação ‘Vá de bike à escola’ nesta volta às aulas. "Pretendemos instaurar e também ampliar como projeto para a cidade”, contou Porto.

 

Segundo a diretora, diversos incentivos vêm se dando em Niterói voltados ao uso da mobilidade ativa e sustentável, a exemplo da ampliação da malha cicloviária, instalação de paraciclos, campanhas de educação e outros projetos que fomentam a cultura da bicicleta na cidade, afirmou. 

 

Malha cicloviária

Segundo a Prefeitura o ano de 2022 iniciou com 50 km de malha cicloviária em Niterói e, ao longo dos últimos meses, foram implantados ou requalificados mais de 10 km de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas nas zonas Norte e Sul, e Região Oceânica. A meta da administração, até 2024, é bater 120 km de vias para ciclistas.

 

Leia também:
Niterói é escolhida para criar projeto de rota caminhável para crianças
Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta
Niterói amplia infra para bicicletas
Brasileiros estão se deslocando mais de bicicleta, revela app Strava
Criar espaços para a bicicleta traz benefícios às economias locais



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário