Porto Alegre faz evento sobre transporte público e eletromobilidade

Entre hoje e sexta (29 e 30), capital gaúcha sedia dois eventos que reúnem secretários de mobilidade para debater projetos em andamento e resultados do Mais Transporte

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura POA  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de junho de 2023

Ônibus elétrico circulará hoje (29) pelas áreas do

Ônibus elétrico circulará hoje (29) pelas áreas do evento

créditos: Marcopolo/ Divulgação

Para debater temas relacionados aos sistemas de transporte coletivo e a eletrificação da frota de ônibus, a capital gaúcha sedia, entre hoje e amanhã (29 e 30), dois importantes eventos que reunirão secretários e dirigentes públicos. O Fórum Gaúcho de Secretários de Mobilidade e a Reunião do Programa Qualiônibus contarão com a presença de autoridades como o prefeito Sebastião Melo (MDB), o secretário nacional de Mobilidade Urbana Denis Andia, e o secretário executivo da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Alexandre Resende.

 

O evento, que teve início às 8h30 desta quinta-feira no Instituto Caldeira, servirá como uma troca de experiências entre as cidades do Rio Grande do Sul sobre projetos de mobilidade urbana em andamento. Serão apresentados os resultados do programa Mais Transporte, além de discussões sobre tendências do mercado de ônibus urbano brasileiro e a concessão dos abrigos de ônibus em Porto Alegre. 

 

Na parte da tarde, os participantes poderão realizar visitas técnicas em um ônibus elétrico da Marcopolo Attivi Integral, que será disponibilizado para o deslocamento dos inscritos e nas visitas programadas. Esse modelo, que pode estar em circulação na cidade ainda este ano como parte de um projeto-piloto da prefeitura, oferece conforto, qualidade e tecnologia, com capacidade para até 83 passageiros.

 

Programação

Uma das estruturas visitadas será o Terminal Triângulo, na zona norte. No local estará disponível para os usuários do transporte coletivo um painel de dois metros de altura colocado pela Eletromidia, parceira na instalação dos novos abrigos de ônibus. A estrutura ficará neste terminal nos dias do evento. Além disso, a Tembici, parceira de Porto Alegre no serviço de bike compartilhada, terá cinco bicicletas elétricas à disposição na estação do Pontal. 

 

Na sexta-feira (30), a atividade será no Hotel Master, localizado na avenida Carlos Gomes, com os dois eventos ocorrendo de forma paralela. No fórum dos secretários haverá a apresentação dos programas desenvolvidos por Porto Alegre na área da segurança viária, a experiência da cidade de Cascavel (PR) com eletromobilidade e a construção de um novo transporte público em Novo Hamburgo. 

 

O Fórum é promovido pela prefeitura em parceria com o Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, ANTP,  WRI Brasil com apoio do Master Hotéis.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Brasil, entre a eletricidade, o hidrogênio e os biocombustíveis
Projeto de Lei busca facilitar a compra de ônibus elétricos por prefeituras
Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus
Política para renovação de ônibus não atende ao transporte público, diz NTU
País precisa investir R$ 295 bi em transporte público, calcula CNI


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário