Brasil, entre a eletricidade, o hidrogênio e os biocombustíveis

Boletim Climainfo repercute entrevista com executivo da área automotiva sobre as opções de combustíveis sustentáveis para os veículos no Brasil, além da eletricidade

Notícias
 

Fonte: ClimaInfo  |  Autor: ClimaInfo  |  Postado em: 13 de junho de 2023

Eletrificação no transporte coletivo: principal al

Eletrificação no transporte coletivo: principal alternativa

créditos: Nathalia Angarita/ Bloomberg

A eletrificação dos veículos é apontada como a principal saída para substituir os combustíveis fósseis e assim descarbonizar o setor global de transportes, lembra o Climainfo*, boletim diário que aborda as notícias diárias sobre ambiente e mudanças climáticas.


Contudo, no Brasil, a aposta no etanol em meio à crise do petróleo nos anos 1970, na época concretizada por meio do ProÁlcool, e o desenvolvimento dos motores flex, a gasolina e ao biocombustível, cerca de 30 anos depois, geram dúvidas sobre o ritmo de substituição por modelos elétricos que o país deve adotar.


Gastón Diaz Perez, presidente da Bosch, gigante do setor de autopeças, avalia que durante muito tempo haverá a coexistência entre motores elétricos e a combustão. E como os veículos elétricos ainda custam muito mais que os similares a combustíveis fósseis, ele defende que o foco deve ser em reduzir suas emissões, mas não necessariamente com carros a eletricidade.

 

“Acho que a discussão não é eletrificação, mas descarbonização, porque o grande inimigo é a emissão de poluentes. Há várias opções para descarbonização, como carro a bateria, híbrido, hidrogênio, matriz energética verde, biodiesel, etanol, biogás, biocombustível. Cada uma dessas possibilidades é uma carta. Muitos países têm só uma carta. O Brasil tem o baralho completo”, disse ele, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.

 

A Bosch já fornece componentes para veículos elétricos, mas também está trabalhando com várias montadoras para o híbrido flex. Solução que, para Perez, faria muito sentido nas condições do Brasil, em especial quando se fala da infraestrutura que já está pronta, ao contrário do elétrico.

 

Enquanto isso, a venda de carros híbridos a gasolina e elétricos vem batendo recordes no país. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, foram emplacadas 6,4 mil unidades desses modelos em maio, crescimento de 90% na comparação anual. De janeiro a maio, a alta foi de 59% em comparação com igual período do ano anterior, totalizando 26 mil unidades, informam o jornal Valor Econômico e o Poder 360. Ao todo, 152.453 carros híbridos e elétricos já circulam no Brasil.


Já em relação aos veículos pesados – mais especificamente, aos ônibus – a eletrificação massiva parece ser a principal alternativa global para a descarbonização. Até 2032, cerca de metade dos ônibus do mundo serão totalmente movidos a bateria, assim como quase três em cada quatro ônibus vendidos, segundo o sétimo relatório anual de veículos elétricos da BloombergNEF, repercutido pelo Valor.


Mais: em visita ao Brasil, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reuniu-se com o presidente Lula e discutiu vários aspectos da política ambiental do país. Segundo ela, um dos focos do bloco europeu no Brasil é a produção de hidrogênio verde. Por isso, a chefe da Comissão Europeia anunciou um investimento de 2 bilhões de euros (R$ 10,5 bilhões) na produção do combustível no país. 

*Leia na íntegra o texto da Climainfo 


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
"Folhas artificiais" geram combustíveis sustentáveis
Londrina (PR) vai operar ônibus urbano movido a biometano
"O estímulo ao transporte individual é desastroso"
Motor diesel de ônibus é substituído por outro 100% a gás em Campinas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário