Ônibus elétricos entram em operação em Porto Alegre

Dois veículos passam a atender passageiros em uma linha da cidade. Prefeitura testará também outros modelos ao longo do ano, como parte da eletrificação da frota

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Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Porto Alegre  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2024

Passageira viaja em ônibus elétrico da linha 520.3

Passageira viaja em ônibus elétrico da linha 520.3, em POA

créditos: Alex Rocha/PMPA

Nesta segunda-feira (5) entraram em operação, com passageiros, dois novos ônibus 100% elétricos em Porto Alegre. São veículos modelos Attivi Integral da Marcopolo e Caio/Eletra eMillenium, que já circulavam pela cidade desde o início do ano e agora passam a integrar a frota em teste por mais 30 dias na linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. 

 

Além desses modelos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) pretende testar ainda outros fabricantes ao longo do ano. A operação nesta semana foi acompanhada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e autoridades do setor. 

 

Trata-se do início de eletrificação da frota, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior,  que destacou ainda: "Até maio vamos dar início ao projeto-piloto para implementação de 12 novos veículos elétricos no sistema de transporte da capital”.

 

O projeto-piloto de eletromobilidade tem previsão de início no primeiro semestre de 2024 com duas linhas totalmente elétricas: a 178.1 - Praia de Belas Elétrica, que vai do Terminal Azenha ao Centro, e a nova linha Integradora, que terá partida também na Azenha rumo ao Centro.

 

Ônibus elétricos já estão em operação em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

 

Veículos

Os ônibus em teste chegaram em 16 de dezembro e passaram por um período de adaptações no veículo e treinamentos com motoristas. Os dois veículos têm ar condicionado, acessibilidade com espaço reservado para idosos e cadeirantes.

 

O Attivi Integral da Marcopolo tem 12,95 m de comprimento, capacidade para até 81 passageiros, com 36 assentos, autonomia de até 280 km, baterias LFP com 396,8 kWh de capacidade e tempo de recarga de quatro horas. O ônibus da Caio/Eletra eMillenium possui 12,1 m de comprimento, capacidade para 70 passageiros, com 28 assentos, autonomia de 200 a 250 km e banco de baterias 360 kWh.

 

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