Porto Alegre lança edital de privatização da Carris

A empresa pública foi fundada por Pedro II em 1872 e opera 22% do sistema de transporte público da capital gaúcha. Propostas serão conhecidas no dia 2 de outubro

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Fonte: Matinal News  |  Autor: Matinal News  |  Postado em: 27 de julho de 2023

Carris de Porto Alegre: privatização inclui linhas

Carris: privatização inclui linhas, ônibus e garagens

créditos: Câmara Municipal de Porto Alegre


A Prefeitura de Porto Alegre lançou ontem (26) o edital para venda de ações e bens da Carris Porto-Alegrense, que concede as linhas operadas pela empresa à iniciativa privada. Quem vencer assumirá o terreno e da frota e precisará se responsabilizar pela operação por 20 anos. A estatal responde por 22% do sistema de transporte público da capital gaúcha. O edital integra o programa de privatizações da gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB).


Segundo a Prefeitura, os atuais servidores da companhia terão estabilidade de doze meses após a privatização. A sessão pública para recebimento e abertura das propostas dos interessados ocorrerá em 2 de outubro e será aberta a competidores internacionais. A proposta mínima é R$ 109 milhões. A expectativa da Prefeitura é superar todas as etapas do edital até o ano que vem. De antemão, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre se posicionou contrário à privatização.


Ao justificar o processo, Melo explicou que o “custo da Carris eleva a tarifa ao bolso do cidadão”. Conforme publicado no site da Prefeitura, o custo de operação da companhia é cerca de 20% maior do que a média das demais empresas. Em defesa da desestatização, o texto também cita a necessidade frequente de elevados investimentos para qualificar o serviço oferecido ao passageiro, como a aquisição de novos ônibus com ar-condicionado e, futuramente, veículos elétricos”.


O projeto que permite à Prefeitura se desfazer da Carris – uma empresa pública fundada por D. Pedro II em 1872 – foi aprovado em 2021 pela Câmara. A mudança fez parte de um pacote de propostas ao transporte público na Capital, que incluíram também o fim de isenções a diversos grupos e a extinção da função de cobradores. Em 2022 e 2023, não houve reajuste na tarifa dos ônibus, que se mantém em R$ 4,80.

 

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