Bogotá inova com sistema de bikes de carga e até bikes para cadeirantes

Sistema da capital colombiana conta com cargobikes e até bicicletas (manocletas) para pessoas com deficiência. Veja a entrevista com Juliana Minorello, da Tembici

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de setembro de 2023

"Manocleta" dos sistema de bikes compartilhadas de Bogotá

créditos: Tembici

Bogotá, na Colômbia, ostenta o maior sistema de bicicletas compartilhadas da América Latina. São 1.500 bicicletas mecânicas, 1.500 e-bikes, 150 bikes de carga, 150 assentos para transporte de crianças e 150 manocletas, bicicletas que podem ser conectadas a cadeiras de rodas e podem ser acionadas com os braços, para pessoas com deficiência.

 

O sistema é operado desde 2022 pela Tembici e integra uma experiência para avaliar a aceitação desses tipos de bicicletas na capital e talvez levar essas opções a outras localidades do continente, incluindo cidades brasileiras.

 

Mapa das estações de bicicletas de Bogotá 

 

A opção por Bogotá se deve ao trabalho de estímulo ao pedalar desenvolvido a partir das gestões de Antanas Mockuse e de Enrique Peñalosa (entre os anos 1990 e 2005) e, mais recentemente, com a grande expansão da malha cicloviária da cidade, durante a pandemia de Covid 19. Em 2020, quando a cidade já contava com 550 km de ciclovias, uma ação governamental criou mais 117 km de ciclovias temporárias, depois convertidas em estruturas definitivas.

 

Além do apoio ao ciclismo urbano, a capital colombiana conta hoje com cerca de 1.500 ônibus elétricos, a maior frota de coletivos a bateria da América Latina, boa parte deles fabricados pela BYD aqui no Brasil.


A seguir, uma entrevista com Juliana Minorello, da Tembici, que esteve hoje na abertura do IV Fórum Salvador Vai de Bike. O crédito é da jornalista Denise Silveira.  

 

 Veja mais imagens:



E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
Prefeito de Salvador aponta meta de 725 km de ciclovias
Novas regras para ciclomotores, patinetes e bikes a partir de julho
32 km/h não é demais para uma bicicleta na cidade?
Como incluir ônibus elétricos nas cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário