Novas regras para ciclomotores, patinetes e bikes a partir de julho

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) diferencia veículos pelas características e velocidades atingidas. Medida entra em vigor em 1º de julho

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Ministério dos Transportes  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de junho de 2023

Bicicleta elétrica não é um ciclomotor, define Con

Bicicleta elétrica não é um ciclomotor, define Contran

créditos: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que atualiza e diferencia o que são ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual por autopropulsão, como patinetes e skates.

 

Ao definir o que é cada veículo em circulação hoje nas cidades, o órgão explica que o objetivo é deixar claro como eles devem ser legalmente classificados, para facilitar seu registro e licenciamento nos departamentos de trânsito locais. Com isso, justifica o Contran, há maior garantia de segurança nas ruas para pedestres, ciclistas e motociclistas, que são os mais vulneráveis em sinistros de trânsito no Brasil.

 

A resolução do Contran também define que as pequenas motos, que atingem velocidade acima de 32 km/h até 50 km/h, deverão ser consideradas ciclomotores, e portanto seus condutores terão de fazer emplacamento e ter em mãos a já obrigatória carteira de habilitação (A ou ACC). O prazo para o registro nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) é de dois anos. 

 

Além das características de cada tipo de veículo, a norma considera como parâmetros potência do motor; velocidade máxima de fabricação; equipamentos obrigatórios, registro e emplacamento; e habilitação.

 

“A Secretaria Nacional de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito estão atentos aos grandes desafios que ainda temos para a redução de mortes e lesões no trânsito brasileiro, que é um dos que mais matam no mundo. Cuidar dos mais vulneráveis, em especial dos condutores de veículos sobre duas rodas, é uma de nossas principais apostas para atingirmos as metas de redução de mortes pactuadas internacionalmente e garantirmos um trânsito mais seguro e mais humano”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

 

Veja a definição dos veículos segundo o Contran e os infográficos produzidos pela Senatran:

 

Ciclomotor: Veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³ limitada a uma velocidade máxima de 50km/h.

 

 

 

Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: Patinetes, skates e monociclos motorizados.


 

 

Bicicleta: Veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, que não deverá ser classificado como ciclomotor, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não é portanto similar à motocicleta, motoneta ou ciclomotor.


Outras diferenciações: 
Bicicletas elétricas, por exemplo, devem ser dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedala e contar com indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira e lateral e espelhos retrovisores. 

 

 



Placas e licenças
A exigência de registro e emplacamento ficam como uma particularidade dos ciclomotores, motocicletas e motonetas.


Para conduzir ciclomotores é necessária a emissão de autorização para conduzir ciclomotores (ACC) ou carteira nacional de habilitação (CNH), na categoria A. Já os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos patinetes, skates e monociclos) e as bicicletas elétricas devem circular nas mesmas condições das bicicletas convencionais.


Cabe aos órgãos locais de trânsito regulamentar a circulação dos equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e da bicicleta elétrica.

 

Prazo

A resolução entra em vigor em 1° de julho de 2023. Para os veículos que entraram em circulação e que não obtiveram código de marca/modelo/versão para registro e licenciamento perante os órgãos estaduais de trânsito, a partir de 1° de novembro de 2023 será concedido o prazo até 31 de dezembro de 2025 para que seus proprietários os regularizem junto aos departamentos de trânsito.

 

Antes de ser referendada pelo conselho, a proposta foi encaminhada à Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e de Transporte Terrestre (CTVAT) do Contran e, posteriormente, submetida à consulta pública. No processo de participação social, foram encaminhadas 470 contribuições, sendo que 238 foram acatadas pela área técnica da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Ciclomotores nas ciclovias: pode ou não pode?
Ciclomotores, mesmo elétricos, não devem circular em calçadas ou ciclovias
Em ciclovias, pegue leve no pedal (ou no acelerador)
Acidentes com bikes elétricas ainda geram dúvidas
Bicicletas e patinetes elétricos: como melhorar seu uso no país?



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário