Semana do Caminhar: em pauta, as "Cidades de 15 Minutos"

Com eventos em todo o país, a Semana do Caminhar (6 a 12) reflete sobre espaços urbanos onde acesso a serviços, comércio e tudo o mais pode ser feito a pé e de bicicleta

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Instituto Caminhabilidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de agosto de 2023

Esta semana será dedicada às

Esta semana será dedicada às "Cidades de 15 Minutos"

créditos: Divulgação

A 7ª edição da Semana do Caminhar, que iniciou neste domingo (6) e prossegue até o sábado (12), é organizada pelo Instituto Caminhabilidade, e une diversas organizações de todo o país para refletir sobre como desenvolver cidades em que seja possível acessar serviços, direitos e comércios a 15 minutos a pé e de bicicleta. 

 

O tema toca de perto um problema que afeta a maioria das cidades do Brasil, onde a distância é um fator crucial na mobilidade urbana, e grande parte dos serviços essenciais, como transporte público, hospitais, trabalho e educação, estão a uma distância superior a essa.

 

Segundo a “Pesquisa Hábitos Caminhar e Espaços Públicos nas Cidades na Pandemia”, conduzida pelo Instituto Caminhabilidade em parceria com a MindMiners, apenas 12% dos brasileiros conseguem chegar ao trabalho em 15 minutos de caminhada. Além disso, somente 23% e 16% têm a saúde e a educação acessíveis dentro dessa mesma distância, respectivamente.

 

Para promover essa reflexão no contexto nacional é que o Instituto Caminhabilidade realiza desde 2017 a Semana do Caminhar, que este ano destaca o tema “Cidades de 15 Minutos”.

 

O conceito pressupõe a criação de comunidades onde os moradores possam atender à maioria de suas necessidades diárias em um raio de 15 minutos a pé, de bicicleta ou utilizando transporte público. A abordagem visa reduzir a dependência do automóvel, diminuir o tempo de deslocamento, e melhorar a qualidade de vida e do ar.

 

“A proximidade é crucial para garantir boas condições de mobilidade e de acesso nas cidades. Queremos chamar a atenção para esse assunto debatendo, caminhando e fazendo intervenções junto a diversas organizações parceiras no país,” destaca Leticia Sabino, diretora do Instituto Caminhabilidade.

 

Programação

Articulada pelo Instituto Caminhabilidade, a Semana do Caminhar acontece por meio de uma rede de organizações que atuam com cidades em todo o país, juntando mais de 20 organizações em seis estados, mais o Distrito Federal. A agenda conta com mais de 15 atividades, realizadas em modo presencial, virtual ou híbrido. Confira:

 

Domingo (6): A abertura contou com o registro de dispositivos ambulantes em ruas abertas de São Paulo e Belo Horizonte, um piquenique em Brasília e uma Caça aos Tesouros de 15 minutos na Vila Clementino, em São Paulo. 

 

Segunda-feira (7): o Instituto Caminhabilidade e o Laboratório Rio Pinheiros vão instalar placas de legibilidade cidadã nos acessos da Ponte Cidade Jardim e Ponte Laguna do Parque Bruno Covas, Novo Rio Pinheiros em São Paulo.

 

Terça-feira (8): Dia Mundial do Pedestre, a programação começa cedo, às 9h, com o anúncio dos projetos vencedores da segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável, para reconhecer iniciativas do poder público que melhoraram as condições de caminhar nas cidades nos anos de 2021 e 2022. No mesmo horário, o instituto A Cidade Precisa de Você realizará a Oficina "Ecocidade: proximidade sustentável em São Paulo" (evento não aberto ao público).

Eventos on-line: serão duas lives - às 10h30 o Instituto Ecobairro mediará a Conversa sobre Caminhabilidade e Bairros de 15 minutos; e às 11h o Instituto Cordial realizará um encontro sobre Saúde e Cidade. 

Ainda no dia 8, a partir das 9h30, as organizações Andar a Pé – o movimento da gente, Brasília para Pessoas, AMO700 Sul, Cicloviaativa e Rodas da Paz - realizarão várias palestras em modo híbrido, compondo o Ato Comemorativo pelo Dia Mundial do Pedestre. Para encerrar o dia, a Ameciclo e o Coletivo Massapê realizarão a Ação Direta: 15 placas, 15 minutos, saindo da Rua Aurora, 529, no Recife.

 

Quarta-feira (9): live às 14h "Rede Ruas Completas SP e a Cidade de 15 Minutos", realizada pelo WRI Brasil; e às 19h na praça Roosevelt (São Paulo), o Instituto Caminhabilidade se reúne para realizar a ação de sinalização de 15 minutos a pé.

 

Sexta-feira (11): em live às 10h, o Instituto Caminhabilidade e Instituto A Cidade Precisa de Você se juntam para conversar sobre "Proximidades sustentáveis", apresentando o Caso do Jardim Damasceno e Bairros ecológicos da Região Metropolitana de Paris.

 

Sábado (12): encerramento da semana com uma Caça aos Tesouros de 15 minutos no bairro do Sumaré (SP) às 9h30; e às 10h acontece o lançamento do livro infantil Vou a Pé + Oficina para crianças com coletivo CoCriança, na Biblioteca Monteiro Lobato (Vila Buarque - SP), pela Pistache Editorial.

 

Agenda resumida:

Diariamente: Campanha Semana do Caminhar Cidades de 15min

Realização: Instituto Caminhabilidade

Disponível no Instagram 

 

Diariamente: Exposição Virtual Colaborativa Cidade Perambulante

Realização: Instituto Caminhabilidade

Disponível aqui 

 

Mais informações: site oficial da Semana do Caminhar e no Instagram 

do Instituto Caminhabilidade.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Um mapa para futuras redes de caminhar em SP
Semana do Caminhar celebra "o retorno às ruas"
Prazer e percalços ao caminhar
O projeto para tornar Paris uma 'cidade de 15 minutos'
Semana do Caminhar em Brasília


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário