Brasilia Para Pessoas

05
agosto
Publicado por Brasília no dia 05 de agosto de 2023

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Neste domingo (6/8) temos a abertura da Semana do Caminhar e aproveitei para reunir algumas fotos que ilustram os trajetos a pé.

Gosto muito de andar, pedalar e observar a cidade. Neste período os ipês floridos são um atrativo a mais para quem caminha.

No ritmo mais lento do caminhar podem-se observar as sutilezas da cidade, os cantinhos bons de parada e descanso, as corujinhas e as curicacas.

Temos bons exemplos de calçada na capital federal, arborizadas e com piso em ótimo estado. Algumas quadras residenciais estão com calçadas reformadas, que fazem toda a diferença. Uma cidade boa para os pedestres – para crianças, idosos e pessoas com deficiência – é boa para todos. 

Infelizmente, em geral, as calçadas estão em mau estado. Fiz um percurso com a Maria Lúcia pela Asa Sul e gravamos vídeo (assista no final do texto) que mostra a inviabilidade de passar por alguns locais em razão das crateras, dos desníveis e da falta de rampas.

E o que dizer dos locais até hoje sem calçada? São muitos por Brasília. As imagens mostram alguns deles.

Teremos muitas atividades ao longo da semana: celebração no Eixão, debate e safári urbano. Um momento para destacar a importância de uma cidade plenamente acessível. Espero que as autoridades se sensibilizem, caminhem mais e se convençam da necessidade de investir numa Cidade para Pessoas.

Vem caminhar com a gente!

_____________________________

A Semana do Caminhar é promovida anualmente para celebrar o Dia Mundial do Pedestre (8 de agosto). O Instituto de Caminhabilidade, de São Paulo, coordena nacionalmente as ações realizadas por entidades locais. Em Brasília temos um calendário de atividades que se iniciam no domingo (6/8), no Eixão do Lazer, altura da 211 Norte. A programação (clique para conferir) se estende até 12/8 e tem apoio da Andar a Pé, Associação de Moradores das 700 Sul (Amo700Sul), Brasília para Pessoas, Ciclovia Ativa, Rede Urbanidade e Rodas da Paz.

VÍDEO

Trajeto a pé que fizemos na Asa Sul para a Semana do Caminhar.



Tags:

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social