Os prazeres e percalços de quem caminha

Para além dos problemas políticos, Brasília oferece boas surpresas para quem caminha ou pedala. Leia o texto de Uirá Lourenço

Notícias
 

Fonte: Brasília para Pessoas/Mobilize Brasil  |  Autor: Uirá Lourenço  |  Postado em: 09 de janeiro de 2023

Produto de um passeio pelos jardins de Brasília

Produto de um passeio pelos jardins de Brasília

créditos: Uirá Lourenço


Acreditem: é prazeroso caminhar em Brasília por canteiros arborizados e colher as frutas da estação. Perdi as contas de quantas mangas – de diferentes tipos – colhi durante virada do ano nos trajetos a pé e de bike. Muitas vezes voltei com a cestinha e o baú da bicicleta recheados (e perfumados). As frutas e as aves são bons atrativos. Quero-queros, curicacas e corujas alegram o caminho.


Mas caminhar por Brasília também aguça o senso crítico. As crateras são comuns no caminho de pedestres e ciclistas. Nos trajetos diários passo por muitos locais esburacados e enlameados nesse período chuvoso. Costumo registrar solicitações na ouvidoria do GDF, mas o índice de atendimento é bem baixo (próximo de zero).


Muitas vezes sequer há calçada e o jeito é caminhar pela pista, dividir espaço com os motoristas. No setor médico-hospitalar, assim como em tantos outros cantos do Distrito federal, os "caminhos de rato" (tecnicamente chamados de linhas de desejo) estão bem demarcados no gramado.

  • Calçada destruída (W3 Norte) e "caminhos de rato" no Setor Médico-Hospitalar

 

É nítido o contraste entre as pistas para o fluxo motorizado, que costumam passar por manutenção constante, e as calçadas desgastadas. Veículos e equipamentos para recapeamento das pistas são vistos com frequência, mas os reparos nas calçadas são muito raros.

  • Na 707 Norte, pista recapeada e calçada em completo abandono



Há também boas e honrosas exceções de calçadas acessíveis. Gosto de passar em quadras como a 315 Norte para ver o movimento de pessoas que caminham tranquilamente, sem risco de tropeço em buracos ou desníveis. Por que não ter esse padrão de calçada acessível em todo o DF? Por que não priorizar e valorizar o pedestre? Com o valor de apenas um viaduto (o da EPIG tem custo de R$ 25 milhões)1, entre tantos viadutos em obras, certamente seria possível construir e reformar muitas calçadas.

Calçada em ótimo estado na 315 Norte


Temos boas leis para justificar as melhorias para quem caminha: Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei federal e distrital), Plano Diretor de Transporte e Mobilidade e a Política Distrital de Incentivo à Mobilidade Ativa, entre outras normas. E ainda tem o Programa de Mobilidade Ativa, publicado pelo GDF em 2020, que tem, entre os objetivos, melhorar as infraestruturas para quem caminha e pedala. É preciso tirar do papel, com urgência, tantas normas e planos.


O governador Ibaneis Rocha foi reeleito e o secretário de mobilidade permanece no cargo2. Espero que o alto escalão se convença da importância de caminhos seguros e acessíveis. Lembrei de uma ação bem bacana realizada em São Paulo (Sentindo nos Pés)3 que leva autoridades do governo a caminhar e vivenciar a cidade como pedestres. Quem sabe conseguimos levar o governador e secretários do governo para uma caminhada e, assim, ajudar no convencimento sobre a importância da acessibilidade.

______________________________
Notas:
1 Ibaneis Rocha ainda não havia sido afastado pelo STF quando este texto foi elaborado.
2 Texto com fotos sobre a EPIG:  https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/2021/07/22/carrocracia-viaduto-e-imobilidade-na-epig/ Carrocracia – viaduto e imobilidade na EPIG.
3 Link do projeto Sentindo nos Pés, da ONG SampaPé: https://sampape.org/portfolio/sentindo-nos-pes/.

 

 

VÍDEO
Veja também este vídeo, que revela o desconforto de caminhar pela movimentada W3 Norte no período de chuvas.

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário