A pé ou em bikes somos mais eficientes

Pessoas percorrem cerca de 30 km com 1 kW. Carros fazem pouco mais de 1 km

Comparação: distância percorrida com 1 kWh

Comparação: distância percorrida com 1 kWh

créditos: Mobilize Brasil/Roberto Ghidini

Pessoas a pé ou em bicicletas são 30 vezes mais eficientes do que carros movidos a gasolina. Com a mesma quota de energia de 1 kWh (1.000 watts por hora), em uma estrada plana um ciclista consegue percorrer cerca de 32 km e uma pessoa a pé chega a 29 km.

 

Para a comparação, considere que 1 kWh corresponde à energia de 836 kcal contida em um almoço, por exemplo, com arroz, feijão, bife, salada e sobremesa, ou a duas porções de nhoque. Ou ainda a cerca de 1,35 cv por hora.

 

Os automóveis são menos eficientes em razão de seu peso - sempre acima de 900 kg - uma "massa morta" que consome boa parte da energia contida no combustível. A propósito, 1 litro de gasolina contém cerca de 8,89 kWh de energia, e a mesma quantidade de etanol oferece 6,26 kWh. No entanto, apenas 20% dessa energia chega às rodas. Carros elétricos são bem mais eficientes, acima de 90%, segundo os especialistas. Mas, ambos têm que carregar sua carcaças pesadas. 

 

Fontes:
Ghidini, Roberto, Acessibilidade, autonomia, sociabilidade e habitabilidade como elementos estruturantes da mobilidade peatonal (2011), Complementação de Marcos de Sousa/Mobilize Brasil
Vasconcelos, Yuri, Baterias de carros elétricos evoluem, mas ainda perdem em densidade energética para os combustíveis tradicionais, in Revista Fapesp 

Outras Estatísticas*

Ver todas as estatísticas

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário