Como incluir ônibus elétricos nas cidades

ITDP Brasil lança publicação com informações de como cidades podem fazer a transição de ônibus a diesel para os movidos à eletricidade, com dicas e caminhos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Boletim do iCS  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de janeiro de 2023

Capa da publicação do ITDP Brasil

Capa da publicação do ITDP Brasil

créditos: ITDP China


O ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), com apoio do iCS (Instituto Clima e Sociedade), acaba de lançar a publicação “De Santiago a Shenzen: como os ônibus elétricos estão movendo as cidades”. O objetivo é auxiliar cidades brasileiras com informações sobre contratos, elaboração de projetos-piloto, financiamento, carregamento dos ônibus a bateria, entre outros. 

 

A eletrificação é apontada no mundo todo como a tecnologia mais eficaz e viável hoje para zerar as emissões de poluentes e garantir um serviço de transporte coletivo com conforto, eficiência e segurança. Especialistas também destacam o caminho da eletrificação das frotas como o que traz maior potencial de sucesso dentro das políticas públicas de redução do risco de contração de doenças na população causadas pela poluição do ar.

 

Estratégias de apoio

Além das dicas e informações sobre como fazer a transição para ônibus elétricos, a publicação do ITDP Brasil destaca a importância de os gestores desenvolverem estratégias de apoio no planejamento das redes de transporte urbano, para torná-las mais sustentáveis e resilientes. E elenca exemplos de casos em políticas públicas implementadas na China, e nas cidades de Santiago (Chile), Londres e Bogotá.

 

Para ler a publicação completa, clique em Estudos. ou acesse diretamente no site do ITDP Brasil

 

Leia também:
Prefeitura de SP faz parceria para investir R$ 8 bi em ônibus elétricos
No Chile, ônibus ganharão sensores para detectar pedestres e ciclistas
Frota de veículos envelhece e piora emissões de poluentes no país
Berlim adota nova solução de recarga elétrica inteligente para ônibus
Chineses instalam mais uma fábrica de carros elétricos no Brasil



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário