Chineses instalam mais uma fábrica de carros elétricos no Brasil

GWM anuncia que produzirá veículos elétricos e híbridos em sua planta, no interior de São Paulo. Em outra ponta, as empresas de recarga ampliam suas redes no país

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Fonte: GWM Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de janeiro de 2022

Ora, uma das marcas de veículos elétricos da GWM

Ora, uma das marcas de veículos elétricos da GWM

créditos: GWM


A empresa chinesa Great Wall Motors (GWM) anunciou ontem (27)  investimentos de R$ 4 bilhões até 2025, e de R$ 10 bilhões no longo prazo, para produzir exclusivamente veículos híbridos, híbridos plug-in (que recarregam na tomada) ou 100% elétricos no Brasil, a partir de 2023. O anúncio foi feito em um evento realizado em Iracemápolis (SP), na antiga fábrica da Mercedes-Benz, onde a montadora está implantando sua planta para a fabricação dos novos veículos. A justificativa para a escolha está no tamanho do mercado brasileiro – um dos dez maiores do mundo, além do potencial de exportação para países da América Latina.


No evento de lançamento o vice-presidente da GWM Brazil, Li Yachao, explicou a estratégia da companhia em sua chegada ao país até 2025.  Nos próximos três anos, a GWM lançará dez modelos, quatro inteiramente elétricos (BEV) e seis elétricos híbridos (HEV), todos equipados com sistemas inteligentes de assistência ao motorista, além de sistemas para conexão 5G.


Mercado em expansão
No final de 2021, os veículos elétricos e híbridos correspondiam a apenas 1,8% das vendas de veículos leves no Brasil, mas a Anfavea (associação que reúne os fabricantes veículos) estima que esse percentual suba para algo entre 12% e 22% do mix de vendas já em 2030, e de 32% a 62% em 2035 – o equivalente a 1,3 milhão de veículos elétricos por ano. Mesmo durante a pandemia e apesar dos altos preços, as vendas de elétricos e híbridos no Brasil triplicaram no ano passado, apesar da turbulência econômica e da escassez de insumos, como os chips eletrônicos. Outro sinal de expansão vem das montadoras Renault, Nissan e Mitsubishi, que ontem anunciaram sua união e investimentos de 23 bilhões de euros em tecnologias de veículos elétricos e na produção de baterias até 2030.

 

Evento de lançamento da GWM, na fábrica de Iracemápolis (SP) Foto: Divulgação GWM

 


Postos de recarga
Hoje (28) a empresa Ecovagas (fruto de uma parceria entre a Estapar e a EnelX) anunciou um acordo com a Zletric, empresa especializada em energia para recarga de veículos elétricos e híbridos, de forma a combinar suas estruturas, formando uma única empresa. A negociação busca ampliar o mercado brasileiro de eletromobilidade e a infraestrutura de recarga de veículos em estacionamentos localizados em aeroportos, prédios comerciais, shopping centers, arenas e hospitais, ou em condomínios.

 

 Posto de recarga Ecovaga: empresa promete mil pontos até o final do ano Foto: Divulgação Ecovaga


Atualmente, a Ecovagas conta com mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades de 13 estados brasileiros. Com o acordo as empresas esperam ampliar imediatamente a oferta para cerca de 500 pontos e alcançar mil pontos de recarga até o final de 2022. “A recarga dos veículos elétricos será uma quebra de paradigma, pois não será feita em locais de passagem, como acontece com os postos de combustíveis hoje. As pessoas otimizarão seu tempo recarregando seus veículos quando estão estacionados, fazendo outras atividades diárias ou em suas residências”, explicou em nota o CEO da Estapar, André Iasi.


A Ecovagas oferece o gerenciamento da instalação dos carregadores elétricos, manutenção da rede, energia e software de gestão em tempo real. Por meio de um aplicativo o consumidor pode visualizar os pontos de carregamento disponíveis em seu smartphone e dirigir-se até o local mais próximo para recarregar seu veículo. As vagas são especialmente sinalizadas para os veículos híbridos plug-ins e elétricos e contam com o acompanhamento de profissionais para o gerenciamento das instalações.

 

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