Prefeitura de SP anuncia parceria para investir R$ 8 bi em ônibus elétricos

Recurso permitirá à gestão fazer a troca, já anunciada em outubro, da frota de ônibus diesel da capital pela elétrica. Investimento virá da empresa de energia Enel

Notícias
 

Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Adamo Bazani/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 08 de novembro de 2022

Enel mostra interesse na eletrificação de ônibus n

Enel mostra interesse na eletrificação de ônibus nas cidades

créditos: Luis Fernando Lara/ Enel X

Na tarde desta terça-feira (8), a Prefeitura de São Paulo anunciou a parceria com a fornecedora de energia Enel para obtenção do financiamento de R$ 8 bilhões que possibilitará a aquisição de ônibus elétricos para a capital paulista. A informação é de Adamo Bazani, em reportagem no site Diário do Transporte. 

 

Com esse montante, as empresas concessionárias que operam as linhas municipais gerenciadas pela São Paulo Transporte (SPTrans) terão meios de comprar os novos ônibus e iniciar a eletrificação da frota, determinada pela SPTrans em outubro. 

 

O encontro que selou a parceria ocorreu hoje entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o presidente da Câmara Municiapal Milton Leite, representantes da Enel e de fabricantes de ônibus elétricos.

 

De acordo com Leite, nem o município sozinho, nem as empresas de ônibus teriam condições de arcar no curto e médio prazo com a troca da frota diesel pela elétrica. Decisivo para isso foi a entrada na parceria da Enel, que venderá a energia elétrica: "A Enel se dispôs a assumir esse risco econômico de entrar como lastro e como parceira da cidade de São Paulo no financiamento desses carros. Até porque eles vendem a energia e têm interesse em uma energia limpa. Então formou-se assim a parceria perfeita”, celebrou o presidente da Câmara. 

 

A Enel X, divisão da companhia voltada à eletromobilidade, já participou de processos de eletrificação de frotas de ônibus urbanos em outras cidades da América Latina, como no Chile, em 2018. Na ocasião, a empresa demonstrou interesse em replicar no Brasil um modelo semelhante ao chileno de financiamento.

 

Leia também:
São Paulo inicia a eliminação de ônibus diesel
Frota de veículos envelhece e piora emissões de poluentes no país
Acordo para conversão do etanol em hidrogênio é assinado
Ouça o som dos novos ônibus elétricos da Alemanha
Eletra prepara nova fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos/ano


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário