Ouça o som dos novos ônibus elétricos da Alemanha

Som será adotado para advertir pedestres e ciclistas. A ideia foi escolhida em um concurso entre estudantes de acústica e sonorização

Notícias
 

Fonte: Sustainable Bus/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de maio de 2022

Ônibus elétrico Solaris em circulação na capital

Ônibus elétrico Solaris em circulação na capital Berlim

créditos: Divulgação Solaris


Sabe aquele ruído infernal emitido por alguns ônibus? Como você sabe, uma das vantagens dos ônibus elétricos é o seu baixo nível de ruído, um fator importante para a qualidade de vida nas cidades.


Mas, pelo menos durante um período de transição, essa qualidade parece ser uma ameaça para pedestres e ciclistas, que estão acostumados com o ruído dos motores a combustão e podem não notar a aproximação de um desses veículos elétricos.


Para resolver esse problema, duas instituições alemãs, o VDV e o  Foam Institute Berlin, realizaram em 2021 uma competição entre estudantes para a geração de um som que identifique a circulação dos ônibus. O vencedor foi Lukas Esser, da Universidade de Artes de Berlim.


Sua proposta foi escolhida por ser um padrão "que é percebido como agradável, moderno e funcional pelas pessoas no ambiente de transportes", disse o o vice-presidente da VDV, Werner Overkamp, em entrevista ao portal Sustainable Bus.


"Nós procuramos envolver o maior número possível de grupos de interesse, como associações de passageiros, as empresas de transporte, deficientes visuais e ambientalistas, bem como ministérios de transporte federal e estadual, desde o início. Eles não apenas definiram as ideias de design do futuro padrão, mas também escolheram a ideia vencedora na competição entre estudantes de áudio e acústica”, completou Overkamp.


Ouça a proposta vencedora, de Lukas Esser, que ainda será ajustada para depois tornar-se o som padrão dos ônibus elétricos na Alemanha. 

 

Leia também:
Berlim adota nova solução de recarga elétrica inteligente para ônibus
Curitiba vai testar ônibus elétricos em 2024, diz presidente do Ippuc
S. José dos Campos (SP) assume o transporte e anuncia frota elétrica
Mais ônibus elétricos para São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário