S.José dos Campos (SP) assume o transporte e anuncia frota elétrica

Desinteresse de empresas levou a prefeitura a assumir a gestão dos ônibus. Ontem (25) a Urbam anunciou que a nova frota terá até 437 veículos a bateria

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Pref.S.José dos Campos  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de março de 2022

Apresentação da proposta, no Paço Municipal

Apresentação da proposta, no Paço Municipal

créditos: Claudio Vieira/PMSJC


A Prefeitura de São José dos Campos anunciou ontem, quinta-feira (3) que a nova gestão do transporte público urbano na cidade contará com frota urbana 100% elétrica. Se a promessa se tornar realidade, a cidade paulista será a primeira no país a operar o transporte público inteiramente eletrificado. O anúncio foi feito durante evento realizado no auditório do Paço Municipal.


No final de fevereiro, a prefeitura assumiu a gestão do sistema de transporte público da cidade por meio da Urbanizadora Municipal (Urbam) depois que as licitações para concessão do transporte resultaram "vazias", sem empresas interessadas.


Segundo a nota divulgada, a frota dos novos ônibus será composta por até 437 ônibus elétricos, no modelo padron, todos com sistema de ar condicionado e outros recursos para conforto aos usuários. O edital para a locação dos veículos foi publicado no dia 25 de fevereiro pela Urbam, que será responsável pela gestão do contrato de locação, além dos serviços de manutenção preventiva e corretiva dos veículos e do sistema de carregamento e geração de energia.


Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 29 de março. A prefeitura estima que em outubro o novo sistema já esteja em operação. Além da gestão da frota, a Urbam também cuidará da bilhetagem e administração financeira do sistema de transporte.

 

 Estação Vale do Sol, protótipo do futuro Corredor Verde Foto: PMSJC

 

Elétricos articulados
Em novembro passado, a prefeitura de São José dos Campos recebeu os primeiros 12 ônibus elétricos articulados produzidos pela empresa BYD especialmente para o Corredor da Linha Verde, que originalmente teria um sistema de trilhos urbanos, agora substituídos por veículos leves sobre pneus (VLP). A primeira estação de embarque do corredor foi apresentada no dia 16 de fevereiro.

 

Leia também:

Ônibus elétricos articulados chegam a São José dos Campos
São José dos Campos (SP) anuncia obras de revitalização do centro
Campinas (SP) promete 309 ônibus elétricos em seis anos
Investidores anunciam US$ 1 bi para ônibus elétricos na América Latina


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário