A SPTrans confirmou hoje, por meio de nota, a determinação de que as empresas concessionárias de transporte público na capital paulista somente adquiram ônibus elétricos a partir desta data.
A gestora municipal informou que os ônibus já em circulação não serão retirados da frota, mas terão que ser substituídos por elétricos à medida em que ultrapassem o prazo de vida útil, de cinco anos.
O objetivo é conseguir que a cidade tenha pelo menos 20% da frota com motorização elétrica até 2024, conforme prevê a Lei Municipal de Mudanças Climáticas (Lei 14.933/2009) e a Lei Municipal 16.802/2018, que estabeleceu a substituição gradativa de toda a frota de ônibus e de caminhões de coleta de lixo. A medida também atende ao Programa de Metas 2021-2024 da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Conforme a nota, a cidade de São Paulo tem 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria. A frota de ônibus municipal conta com 13.524 veículos. Hoje o Brasil conta com modelos de ônibus elétricos fabricados ou montados pela chinesa BYD, a brasileira Eletra, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Marcopolo, que desenvolveu projeto próprio de chassi elétrico.
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