São Paulo veta novos ônibus diesel na cidade

Novos ônibus terão que ter motorização elétrica para a redução da emissão de poluentes e gases de efeito estufa. Meta é eletrificar ao menos 20% da frota até 2024

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de outubro de 2022

Um dos 16 elétricos que  circulam desde 2019 em SP

Um dos 16 elétricos que circulam desde 2019 em SP

créditos: Divulgação BYD

 
A SPTrans confirmou hoje, por meio de nota, a determinação de que as empresas concessionárias de transporte público na capital paulista somente adquiram ônibus elétricos a partir desta data.


A gestora municipal informou que os ônibus já em  circulação não serão retirados da frota, mas terão que ser substituídos por elétricos à medida em que ultrapassem o prazo de vida útil, de cinco anos.


O objetivo é conseguir que a cidade tenha pelo menos 20% da frota com motorização elétrica até 2024, conforme prevê a Lei Municipal de Mudanças Climáticas (Lei 14.933/2009) e a Lei Municipal 16.802/2018, que estabeleceu a substituição gradativa de toda a frota de ônibus e de caminhões de coleta de lixo. A medida também atende ao Programa de Metas 2021-2024 da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).


Conforme a nota, a cidade de São Paulo tem 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria. A frota de ônibus municipal conta com 13.524 veículos. Hoje o Brasil conta com modelos de ônibus elétricos fabricados ou montados pela chinesa BYD, a brasileira Eletra, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Marcopolo, que desenvolveu projeto próprio de chassi elétrico.

Leia também:
Metas para SP: até 2024, mais ônibus elétricos, BRT, corredores, faixas...
Eletra prepara nova fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos
São José dos Campos (SP) começa a operar os VLPs elétricos da Linha Verde




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário