Hoje (1º de Fevereiro) é o Dia Sem Carro em Bogotá

Capital colombiana realiza sua 26ª edição da jornada que prioriza a mobilidade ativa e sustentável e retira de circulação das ruas 1,8 milhão de carros e 430 mil motos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Bogotá  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de fevereiro de 2024

Chamada para o Dia sem Carro no site da Prefeitura

Chamada para o Dia sem Carro no site da Prefeitura

créditos: Reprdução/ Alcadía de Bogotá

Às cinco da manhã desta quinta-feira, 1º de Fevereiro de 2024, teve início em Bogotá mais um "Día sin Carro y sin Moto". É a 26º vez que a capital colombiana realiza a ação, lançada no começo desta década com o objetivo de estimular o uso dos transportes coletivos e da mobilidade ativa e sustentável. A jornada de hoje segue até às 9h da noite, e segundo seus promotores traz reconhecidos benefícios à saúde e à melhoria do ar nas ruas.  

 

Nesta data, as motos e os veículos particulares - motos e carros - não podem trafegar na cidade. Pela estimativa do governo, no dia 1º de fevereiro devem deixar de circular 1.850.000 veículos e 430.000 motos. 

 

Para se deslocar, os cidadãos têm à disposição, por exemplo, o conhecido sistema do Transmilênio (transporte metropolitano baseado em veículos leves sobre pneus). Além dele e dos ônibus, há 9.575 km de estrutura para pedestres, e ciclovias e ciclorrotas (101 km e 630 km de extensão, respectivamente), além de 3.300 bicicletas do Sistema de Bicicletas Compartilhadas de Bogotá. Por fim, não sai de operação nesse dia a frota de 37 mil táxis da cidade. 

 

O "Dia sem Carro e sem Moto" de Bogotá, justifica a Secretaria de Mobilidade, foi desenvolvido para contribuir para a diminuição da quantidade de carbono produzida pelos combustíveis fósseis, com redução do tráfego de veículos e dos tempos de viagem. Que sirva de exemplo para nossas autoridades nas cidades brasileiras.

Veja o vídeo institucional do Dia Sem Carro de Bogotá: 

 


Leia também: 
Bogotá celebra o Natal com uma pedalada noturna de 95 km
Bogotá inova com sistema de bikes de carga e até bikes para cadeirantes
Sistema de bikes compartilhadas de Bogotá
Bogotá quer mais mulheres pedalando


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário