São Paulo quer mais calçadas, ciclovias e um trânsito "mais calmo"

Participantes nos debates do PlanMob sugerem redução da velocidade do tráfego, renovação de calçadas, melhorias no plano de ciclovias e campanhas permanentes de educação

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 13 de abril de 2015

São Paulo debate plano de mobilidade

Plenária dos debates de sábado (11), em São Paulo

créditos: Du Dias


Redução da velocidade do tráfego, reconstrução de calçadas nos eixos de circulação de pedestres, melhorias na sinalização para pedestres e ciclistas, ampliação da rede cicloviária e aperfeiçoamentos nos sistemas de bicicletas públicas são algumas de dezenas de sugestões apresentadas nos encontros realizados neste sábado (11) durante as discussões do Planmob, o plano diretor de mobilidade urbana de São Paulo, que entra agora em sua fase final. 

 

Os trabalhos, que reuniram centenas de pessoas, foram divididos em vários eixos temáticos - mobilidade a pé, ciclistas, idosos, pessoas com deficiência, saúde, e grupos específicos para organizações da sociedade civil, estudantes, trabalhadores etc. - de forma a organizar a discussão.

 

No grupo de Mobilidade a Pé, uma das primeiras sugestões foi a mudança do nome da secretaria de transportes para Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, além da criação de uma Diretoria de Mobilidade a Pé, "diretoria com poder real e dinheiro para desenvolver os projetos voltados para o pedestre", enfatizaram os participantes. Leia o documento completo, inclusive com as contribuições dos participantes.

 

Calçadas, sinalização e toda a infraestrutura para conforto de pedestres (e ciclistas) também foram considerados assuntos prioritários para o desenvolvimento da mobilidade na capital paulista.

 

Os integrantes do grupo de Mobilidade a Pé sugeriram a realização de pesquisas periódicas (a cada cinco anos) para detectar os locais estratégicos de passagem de pedestres, as características dessas pessoas, a velocidade de caminhada e também os tempos ideais para abertura dos semáforos. Explica-se: ainda hoje os projetistas do tráfego utilizam métricas de outros países para calcular larguras de faixas de pedestres, tempos de semáforos etc., mas, como se sabe, brasileiros não caminham na mesma velocidade de holandeses, alemães ou dinamarqueses. As mesmas pesquisas poderão detectar as condições das calçadas e da sinalização urbana, de forma a orientar as futuras intervenções da prefeitura. 

 

Debates no grupo que abordou o tema da Mobilidade a Pé (Foto: Du Dias)

 

Os participantes reiteraram a necessidade de que a prefeitura dê sequência ao Plano Emergencial de Calçadas (2008) para intervir diretamente na renovação das calçadas em locais de grande circulação de pedestres, no centro da cidade e nos centros de bairros. 

 

Para o financiamento das obras, além do investimento público, sugeriu-se o investimento privado dos edifícios grandes geradores de tráfego e das empresas de serviços que utilizam o subsolo das calçadas, como as concessionárias de energia, gás, comunicações e saneamento. Mais ainda, sugeriu-se que uma fatia maior dos recursos recolhidos com multas de trânsito seja aplicado na mobilidade a pé.

 

Comunicação e educação foram pontos de destaque em praticamente todos os grupos de discussão. Há um consenso sobre a necessidade de campanhas de educação voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, de forma a melhorar o convívio nas ruas e reduzir o número de acidentes. Devem ser campanhas permanentes - insistiram os participantes -, em rádio, tv, internet, jornais e outros modos de difusão, além de programas de formação em escolas, empresas, repartições públicas e outras organizações da sociedade.

 

Velocidade máxima: 50 km/h
O grupo de ciclistas sugeriu a imediata redução da velocidade do tráfego em todas as vias da cidade, fixando um teto de 50 km/h nas vias expressas. As demais vias teriam limites de 40, 30 e até 20 km/h, nas proximidades de escolas, centros médicos e outros pontos de grande circulação de pedestres e ciclistas. Outros pontos pontos importantes das discussões sobre bicicletas envolvem também o pedestre: os ativistas pedem a garantia de acessibilidade em todas as pontes e viadutos da cidade; e sugerem que a prefeitura evite "roubar" espaço das calçadas para implantar as novas ciclovias.

 

No documento apresentado pela Câmara Temática Bicicleta,que dialoga com a prefeitura, os ciclistas sugeriram algumas diretrizes urbanísticas para a Rede Cicloviária Estrutural, que pode chegar a quase 1.500 km, segundo a nova proposta da prefeitura:

- Conectividade;

- Ligações perimetrais e radiais;

- Linearidade (rotas mais curtas);

- Intermodalidade (conexão com outros sistemas de transporte);

- Hierarquização das ciclovias segundo a mesma hierarquia do sistema viário geral.

 

Os cicloativistas insistiram ainda nos seguintes pontos:

- melhoria da qualidade nas ciclofaixas e ciclovias implantadas na cidade. Um exemplo é evitar a sobreposição das ciclofaixas às sarjetas de drenagem pluvial;

- priorizar rotas com menor inclinação;

- implantar sistemas de sinalização semafórica, horizontal e vertical;

- desenvolver um programa de manurenção permanente para o sistema cicloviário da cidade.

 

Por fim, o documento dos cicloativistas estimula a prefeitura a ampliar o sistema de bicicletas compartilhadas e estendê-lo à toda a cidade, porém com maior garantia de qualidade e confiabilidade para os usuários.

 

Ao final do encontro, os representantes da prefeitura informaram que outras sugestões ao PlanMob poderão ser enviadas por meio eletrônico até dia 17 de abril através do link http://smtplanmob.prefeitura.sp.gov.br/


Para conhecer o PlanMob, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/planmob/


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