A CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) aprovou, nesta segunda-feira (8), a convocação dos executores dos contratos na última licitação dos ônibus no Distrito Federal para prestarem depoimento na CPI dos transportes. Os deputados distritais investigam possíveis irregularidades na concessão do transporte público feita em 2012.
Parte dos gestores será ouvida nesta quinta-feira (11), enquanto o então presidente da Comissão de Licitação para a Renovação da Frota de ônibus do DF, Galeano Furtado Monte, deve depor na próxima semana, no dia 18. O presidente da CPI do Transporte, bispo Renato Andrade (PR), questionou a falta de projeto básico e o sigilo de informações nos contratos. "A falta de projeto básico, que é um princípio básico da administração pública, deveria ter levado à anulação do processo licitatório desde o início."
Desde o dia 14 de maio deste ano, a CPI dos transportes investiga irregularidades na licitação que renovou a frota dos ônibus do DF. Segundo documento da CLDF, ela resultou na redução da quantidade de ônibus disponíveis à população e, consequentemente, uma má prestação e gestão do serviço de transporte público no DF. A casa divulgou um telefone para ouvir novas denúncias (3348-8751).
Leia também:
A Concepção Modernista de Brasília e a Perspectiva da Mobilidade
Governo do DF sanciona lei que autoriza empréstimo para obras de mobilidade
Inacessibilidade na capital federal