Deputados debatem amanhã (14) o marco legal do transporte público

Projeto que garante o transporte coletivo como direito social e dever do estado, aprovado em 2024 no Senado, agora terá sua primeira audiência pública na Câmara Federal

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Fonte: Mobilize Brasil/ Agência Câmara  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de agosto de 2025

Marco Legal do transporte público avança na Câmara

Marco Legal do transporte público avança na Câmara Federal

créditos: Reprodução

Nesta quinta-feira (14), a partir das 10 horas, a Câmara dos Deputados realizará a primeira de quatro audiências públicas que vão debater o Marco Legal do transporte público coletivo urbano. 

 

Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, o evento reunirá especialistas em transporte público, representantes do setor e autoridades governamentais para o debate sobre o processo de aprovação da proposta que reconhece o transporte como direito social, dever do Estado, e o classifica como serviço público essencial.

 

O Projeto de Lei 3278/21, que institui o marco legal do transporte público, foi aprovado em dezembro de 2024 pelo Senado Federal. O PL é de autoria do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) e teve como relator o deputado José Priante (MDB-PA). Se passar na Câmara, o projeto segue para sanção presidencial.

 

O texto estabelece que União, estados, Distrito Federal e municípios deverão, de forma compartilhada, adotar medidas para organizar os serviços em rede única, intermodal, acessível, abrangente e integrada, respeitando as necessidades e particularidades de cada município. 

 

Debate

Para esta audiência, a expectativa é de que a Câmara volte a discutir pontos importantes que foram cortados do texto original pelos senadores.

 

O especialista em mobilidade urbana, Rafael Calábria, aponta entre esses pontos que considera fundamentais a ideia de dividir o contrato do serviço de transporte coletivo em dois, um específico para a frota veicular e outro documento para a operação do sistema. Segundo ele, isso torna o contrato mais enxuto, simplifica a licitação e o processo de contratação, e principalmente permitiria aumentar o controle das prefeituras sobre o serviço do transporte público. Outro ponto do texto original que, na sua opinião, deveria ficar, é o que preserva as garagens de ônibus como áreas de interesse público, tirando esse local da posse das empresas ao final dos contratos.    

 

Participantes

Confirmaram a presença na audiência pública da Câmara: o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Ney Damasceno; Marcos Bicalho, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Ana Patrizia Lira, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos); Higor Guerra, da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (Aneinfra); e o geógrafo e especialista em mobilidade urbana Rafael Calábria. 

 

Também é prevista a participação (não confirmada) de representante da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana; do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana; da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP); e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

 

Serviço

Audiência pública: Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano

Onde: Anexo II, Plenário 14 da Câmara Federal

Quando: 14/8, às 10h

 

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