Associação pela Mobilidade a Pé em SP divulga carta de apoio às ciclovias

Às vésperas da inauguração da ciclovia da Paulista, entidade que luta mobilidade a pé lança carta aberta a favor da implantação das ciclovias/ciclofaixas na cidade

Notícias
 

Fonte: Associação pela Mobilidade a Pé em SP  |  Autor: Associação pela Mobilidade a Pé em SP*  |  Postado em: 22 de junho de 2015

Avenida Paulista com Ciclovia

Av. Paulista com ciclovia quase pronta

créditos: Danilo Verpa/Folhapress

 

Leia a carta aberta divulgada hoje (22) pela Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo*, que reproduzimos a seguir:

 

"Carta aberta à cidade

A Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo é a favor das ciclovias


Na era do automóvel, o transporte ativo é um ato revolucionário

 

 

Nós, que propomos uma revolução na mobilidade urbana através da retomada da cidade para as pessoas, apoiamos totalmente a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo. Neste momento em especial, comemoramos a pé, ao lado das pessoas que pedalam, a inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, que marca uma mudança de paradigma na forma como a mobilidade é tratada em nosso município.

 

A Associação pela Mobilidade a Pé defende uma infraestrutura urbana que acomode a todos, e que nos permita usufruir a cidade em um tempo e espaço mais humanos, com segurança e conforto. Queremos um ambiente que atenda às necessidades de crianças, idosos e pessoas com deficiência. Não apenas calçadas de qualidade, mas uma cidade que nos abrigue num largo abraço, onde a violência e o medo sejam diminuídos.

 

Quem utiliza o transporte ativo está em contato direto com o ambiente que o cerca: caminhando, patinando, andando de skate ou pedalando, só para citar alguns meios de locomoção. Fora da “bolha”, conseguimos observar de perto as mudanças pelas quais São Paulo tem passado nos últimos anos. A implantação de um plano cicloviário representa uma importante conquista na melhoria da qualidade da vida urbana para todos, e não apenas para quem anda de bicicleta, pois promove segurança, vias mais tranquilas e democratização dos espaços de mobilidade.

 

Embora andar a pé seja a forma de deslocamento mais praticada no mundo é, no entanto, a mais esquecida na divisão do espaço e dos tempos urbanos. As conquistas de espaços para outros meios de deslocamento nos animam a prosseguir com força exigindo o direito de caminhar com qualidade, rompendo um silêncio que nos encobria e revelando que somos plurais. Nesse sentido, sabemos que ainda temos muito a caminhar… Mas não estamos sozinhos. Juntos, somamos e vamos muito mais longe.

 

Aproveitamos para parabenizar aqueles que batalharam tanto por esta e outras ciclovias, pela afirmação dos direitos à cidade, pelo acesso ao viário urbano. Todas as pessoas que utilizam diariamente seu próprio esforço para ir e vir, caminhando, correndo ou pedalando, são fontes de inspiração para nós que buscamos uma cidade mais humana e mais caminhável."


Versão da carta em PDF: Nota pública – A Associação pela Mobilidade a Pé é a favor das ciclovias – 22-06-2015


*A Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo foi criada em março de 2015 por um grupo de pessoas que se juntaram para ter uma representatividade formal perante o poder público a fim de defender as condições dos espaços da cidade para quem se desloca a pé: os pedestres.

 

Leia também:

Ciclovia da Paulista, em SP, é usada antes de ser inaugurada 

"Na Holanda, pedalei na ciclovia solar" 

Transporte limpo, por favor 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário