Monitoramento do corredor Bezerra de Menezes, em Fortaleza, é reforçado

Serão instaladas 88 câmeras ao longo das 11 estações do sistema de BRT que transmitirão, em tempo real, a operação de transporte no corredor

Notícias
 

Fonte: Assessoria de imprensa Etufor  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de julho de 2015

Quando concluído, corredor expresso terá 17,4 km

Quando concluído, corredor expresso terá 17,4 km

créditos: Marcos Moura

 

O Corredor Expresso Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, terá o monitoramento reforçado nas onze estações que compõem o sistema, por meio de um Centro de Controle Operacional (CCO) instalado no terminal Antônio Bezerra.

 

Ao todo, serão instaladas 88 câmeras que transmitirão, em tempo real, a operação de transporte realizada no Corredor Expresso para um painel com seis telas monitoradas pelos funcionários da Empresa de Transporte Urbano (Etufor). Dali, eles comprovarão a eficiência do serviço, além de verificar a velocidade média dos ônibus, o embarque e desembarque dos passageiros, cumprimento dos horários e o funcionamento do sistema de automação nas portas. Esse serviço será disponibilizado para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

 

Desde 2008, a Etufor monitora os veículos das frotas de ônibus e vans de Fortaleza através do GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global). Os dados contidos nos relatórios fornecidos pelo sistema também contribuem para melhorar o planejamento do transporte público, otimizando resultados e aumentando as chances de iniciativas bem sucedidas.

 

Corredor Expresso

O corredor exclusivo liga o novo terminal do Antônio Bezerra ao centro. A entrada e saída das estações são realizadas pelas rampas que ficam próximas aos abrigos. A sinalização orienta por onde os passageiros devem seguir, inclusive com piso podotátil. As estações são dotadas de sistema de automação que viabiliza as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.

 

As fiscalizações de trânsito permanecem de forma contínua, por meio de câmeras, em diversos pontos ao longo da Av. Bezerra de Menezes, e de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), inclusive com a fiscalização de estacionamentos irregulares. 

 

Campanha educativa

Para esclarecimento da população sobre a utilização das estações, a Prefeitura vem realizando, desde o último mês de junho, ação educativa na Av. Bezerra de Menezes, com distribuição de cartilhas informativas aos usuários dos coletivos sobre o embarque e desembarque correto e acerca de como pedestres, ciclistas e motoristas de ônibus devem se portar no Corredor Expresso Fortaleza.

 

Clique aqui e acesse a cartilha sobre o Corredor Expresso de Fortaleza. 

 

Leia também:

11 estações do BRT da Av. Bezerra de Menezes, em Fortaleza, são inauguradas no final de semana 

Novas estações do BRT de Fortaleza serão entregues no sábado (18) 

Lançado em Fortaleza aplicativo que informa quando vai passar o ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário