"Cidade a Pé" promove atividades lúdicas no dia do pedestre em SP

Associação Pela Mobilidade a Pé fez caminhada pelo centro e avaliação das condições dos passeios, com oficina de foto às cegas e food bikes na Praça Dom José Gaspar

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias  |  Postado em: 11 de agosto de 2015

Associação promove namoro com a cidade

Associação promove namoro com a cidade

créditos: Cidade a Pé

 

No último sábado (8) foi comemorado em São Paulo o dia do pedestre. A data ficou marcada internacionalmente quando o fotógrafo Iain MacMillan registrou a famosa foto dos Beatles atravessando uma faixa de pedestres na Inglaterra. Agora, para chamar atenção da população e do poder público para a mobilidade a pé, a Cidade A Pé (Associação Pela Mobilidade a Pé de São Paulo) organizou uma série de atividades lúdicas num percurso correspondente à meia rótula do Plano de Avenidas do ex-prefeito Prestes Maia.

 

Em tom jocoso, o grupo apelidou a rótula de Prestes Maia (parte do plano de avenidas) de "Plano de Desavenidas", questionando o caráter puramente rodoviarista das políticas implementadas pelo mandatário paulista no início do século passado. Batizada de Namore a Sua Cidade (numa alusão ao aplicativo social Tinder), a atividade estimulou os caminhantes a observar e compartilhar o melhor e o pior do que viam no trajeto entre as ruas Xavier de Toledo, Avenida São João, Avenida Ipiranga e São Luis, fotografando e compartilhando o que gostaram ou não enquanto andavam a pé.

 

Ao final do percurso o grupo se reuniu na praça Dom José Gaspar, onde foram realizadas oficinas de "foto às cegas" e intervenções lúdicas com o apoio dos grupos Corrida Amiga; SampaPé; Pé de Igualdade; Photowalksp; Foto Cultura; Amora – Intervenções Lúdicas e da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP.

 

“Ainda não há o que comemorar, mas sim chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da mais primordial e importante forma de deslocamento. Precisamos cobrar, de nós mesmos e do poder público, posturas e obrigações que permitam proporcionar à Mobilidade a Pé seu real desempenho com dignidade, eficiência e harmonia necessárias à vida urbana com qualidade.”, destacou a arquiteta e urbanista Meli Malatesta, doutora pela FAU USP, com 35 anos de serviços prestados à CET, presidente da Comissão Técnica Mobilidade a Pé e Acessibilidade e uma das fundadoras da Associação Pela Mobilidade a Pé de São Paulo.

 

Assista ao vídeo do canal Mova-se sobre o evento:
 

 

Leia também:

Ciclistas realizam protesto diferente em Maceió

ANTP apoia redução da velocidade em ruas e avenidas de SP

Dia 8 é o Dia do Pedestre. E não há nada a comemorar


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário