Carros estacionados em calçadas incomodam pedestres em Teresina (PI)

Prefeitura alega que número de fiscais para coibir a prática é insuficiente

Notícias
 

Fonte: Capital Teresina  |  Autor: Vera Telma Alves  |  Postado em: 13 de agosto de 2015

Carros estacionados em calçadas incomodam pedestre

Carros estacionados em calçadas incomodam pedestres

créditos: Divulgação/Internet

 

Não bastasse ter que usar um sistema de transporte coletivo precário, o pedestre teresinense também sofre pela falta de espaço para trafegar nas ruas do centro e de alguns bairros comerciais de Teresina. Calçadas que deveriam ser usadas por ele, servem como estacionamento, e estão sempre ocupadas por veículos estacionados em frente a prédios públicos e privados. Mesmo correndo o risco de pagar uma  multa no valor de R$ 127,00 e ter o veículo removido, os motoristas não se intimidam e insistem na prática que coloca em risco a vida do pedestre.

 

Sem as calçadas para trafegar, resta ao pedestre caminhar  sobre a pista de rolamento. É comum vermos pessoas fazendo verdadeiras manobras para desviarem de carros, motos e até bicicletas, ou tentando locomover-se no labirinto formado pelos veículos. A situação é ainda mais grave para as pessoas com deficiência, porque além de ocupadas, muitas calçadas não possuem nenhum acesso.

 

Caso seja atropelado quando estiver trafegando sobre a pista de rolamento, por falta de espaço nas calçadas, o pedestre não poderá representar na justiça contra o município. A legislação brasileira não atribui ao motorista a responsabilidade pelo acidente, sendo este considerado resultado da imprudência do pedestre.

 

O Código de Postura do Município em seus artigos 66 e 67 proíbe a obstrução de calçadas e passeios públicos, inclusive por veículos. No entanto, a Prefeitura de Teresina, através da Diretoria de Operações e Fiscalização da Superintendência de Trânsito (STRANS),  não consegue impedir a prática dos motoristas que insistem em desrespeitar o direito do pedestre de usar a calçada. O número de agentes responsáveis pela fiscalização é insuficiente, são cerca de 45 fiscais para um universo de 410 mil veículos circulando todos os dias na nossa Capital.

 

Leia também:

Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana? 

Em Teresina, arquiteto desenvolve projeto para integrar estações de metrô e ônibus com rios 

Em 12 anos, número de carros emplacados em Teresina aumenta quase quatro vezes 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rubebens Parizio - 14 de Novembro de 2015 às 09:01 Positivo 0 Negativo 0

Tenho um blog     Blog do Parizio  meu intrese sempre foi o mesmo que o deste site mas nao sei colocar os textos deacordo com as fotos.  arualmente estou sem notebook e sem camera, por isso ando postando menos. parabéns toda equipe !!!!

Clique aqui e deixe seu comentário