Prefeitura de SP vai pintar faixa verde, para pedestres, em área movimentada da Liberdade

Faixa de 1,5 m de largura será pintada na via, para funcionar como extensão da calçada. Projeto piloto ainda não tem data para ser implantado, diz CET

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ CBN  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de setembro de 2015

Faixa verde será pintada como extensão da calçada

Faixa verde será pintada como extensão da calçada em SP

créditos: Bom Dia São Paulo/G1/Reprodução

 

Uma faixa verde, exclusiva para pedestres, com 1,5 m de largura e 750 m de extensão, será pintada na Avenida Liberdade, centro de São Paulo. A medida, voltada a quem caminha, deve ser implementada pela Prefeitura da capital, mas sem data definida ainda.

 

O objetivo, diz o gestor, é proteger quem estuda ou trabalha na região, por meio da criação de uma faixa que ampliará o espaço da calçada, hoje subdimensionada para o tráfego de pedestres. O trecho escolhido abriga várias faculdades e sempre apresenta grande circulação de transeuntes, que acabam invadindo a rua para poder passar, principalmente à noite.

 

Quem explicou a proposta foi o superintendente de planejamento da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, Ronaldo Tonobohn, em entrevista à rádio CBN na manhã de hoje (4). Segundo ele, a faixa é um projeto piloto, inspirado na experiência de Nova York, que adotou a mesma solução com sucesso, garante. 

 

A faixa será instalada entre as estações Vergueiro e Liberdade do metrô, e seguirá em paralelo à ciclofaixa existente no lado oposto da via. Ao lado, no limite, passam os ônibus que trafegam por faixa exclusiva. Ao ser questionado se essa proximidade não poria o pedestre em risco, Tonobohn contra-argumentou, dizendo que para garantir a segurança das pessoas haverá balizadores separando cada uma das vias, além do reforço na sinalização.  

 

A entrevista, ao vivo, teve participação dos ouvintes, muitos deles manifestando apoio à iniciativa que prioriza o pedestre, mas não deixando de questionar se em vez de faixa pintada não seria melhor a Prefeitura ampliar logo de uma vez a calçada.

 

Leia também:

Avenida de SP mais letal para pedestre tem faixas apagadas e calçada estreita 

Cruzamento na rua da Consolação (SP) ganha faixa em "X" 

Mobilize assina carta-convite a Haddad: Vamos a pé, prefeito? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário