Em 2016, ligue o cérebro e desligue o motor

Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 192 do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 19 de dezembro de 2015


Ilustração: capima.com.br

 

Car@s,

Dezembro é um ponto de retorno, de chegada, depois da longa viagem que fazemos no tempo, por onze meses. Janeiro começa em férias, viagens, planos e sonhos que vamos desenhando, de fevereiro a novembro, entre amores e desilusões, sucessos e frustrações. É uma viagem cósmica, espiral. Temos a sensação de voltar ao mesmo ponto, mas avançamos, crescemos, mesmo sem sentir.


Em 2015 o Mobilize Brasil completou a campanha Sinalize!, publicou centenas de artigos, reportagens, gráficos e vídeos, e participou de dezenas de seminários e eventos, em várias cidades do país. Além do trabalho editorial, nossa equipe acompanhou o esforço de vários municípios brasileiros em elaborar planos e melhorar as condições de mobilidade urbana.


O ano foi duro, difícil, mas apesar das dificuldades, o Brasil conquistou passos importantes em novos brts, vlts, metrôs e até sistemas de barcas. Os maiores avanços foram registrados para os ciclistas urbanos. Cidades como Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Rio Branco, Curitiba, Vitória, Aracaju e várias outras ampliaram suas ciclofaixas e ciclovias, implantaram bicicletários e sistemas de bicicletas públicas, e procuraram estimular a integração entre bicicletas e transportes de massa.


Vimos também algumas inovações importantes, como a decisão em São Paulo pela redução da velocidade do tráfego em várias vias da capital paulista, um bom exemplo, que merece ser seguido: funciona como um calmante para o tráfego, reduz acidentes e mortes.


Calçadas, infelizmente, continuam abandonadas, dificultando a circulação de todos, mas principalmente das pessoas com mobilidade reduzida. Há sim um certo despertar - em todo o mundo - para o tema da "caminhabilidade", conceito que inclui sinalização, paisagismo, condições ambientais e, obviamente, a condição dos pavimentos. Mas, ainda há muito a fazer e por isso devemos retomar o mote dos passeios, rampas e sinais para pedestres ao longo do próximo ano. Aguardem.


Agradecemos o apoio de nossos colaboradores, blogueiros, leitores e patrocinadores. E esperamos que o ano novo nos surpreenda com boas notícias.


Que venha 2016!

 

Equipe Mobilize Brasil



Árvore de Natal do Mobilize Brasil

Árvore de Natal do Mobilize Brasil

créditos: Caroline Pires (capima.com.br)

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário