Em Arhus, na Dinamarca, chip abre sinal verde para ciclistas

Tecnologia envia sinal para o semáforo, e este abre, com prioridade para os ciclistas. Sistema está em testes na Dinamarca desde 2015

Notícias
 

Fonte: Plataforma Urbana  |  Autor: Amanda Marton*  |  Postado em: 09 de maio de 2016

Chip abre sinal verde para ciclistas nos cruzament

Ciclovia em Arhus: sensor detecta bikes e cria "onda verde"

créditos: Divulgação Prefeitura de Arhus


Tal como Copenhague, a cidade de Arhus, na Dinamarca, está testando uma tecnologia para priorizar e aumentar a segurança dos ciclistas nos cruzamentos de tráfego. Trata-se de um chip instalado tantos nas bicicletas como nos semáforos para dar preferência à passagem dos ciclistas que estão se aproximando de um cruzamento.

 

Instalado na roda dianteira da bicicleta, o chip é lido por um sensor nos semáforos equipados com a nova tecnologia. O recurso detecta a aproximação de ciclistas a partir de cem metros de distância. Em 2015 o  sistema já foi testado em 200 bicicletas e espera-se ampliar a instalação em até 1.000 bicicletas em 2016. Em tempo: Aarhus é a segunda cidade em população da Dinamarca, com cerca de 330 mil habitantes.

 

Chamado RFID (sigla para "Radio Frequency Identification"), o sistema é uma das ações do programa "Aarhus Cidade Ciclável", que tem sido desenvolvido desde 2009 para promover a mobilidade sustentável na cidade e que inclui, entre outras medidas, 56 estações de bicicletas compartilhadas, ciclofaixas e uma ampla campanha para estimular mais e mais pessoas a usarem modos ativos de mobilidade.

 
Chip é instalado na roda dianteira da bicicleta Foto: Prefeitura de Arhus


Estímulo ao transporte ativo

Com o novo chip, a ideia é criar uma espécie de "passaporte" para ciclistas nas ruas, em estacionamentos e em várias outras instalações urbanas. Uma das idealizadores do projeto, Louise Overgaard, afirma que a cidade "precisa definir um plano político para expandir a tecnologia para outros cruzamentos porque os ciclistas ainda sentem que não há um espaço seguro para eles e por isso muitas pessoas têm medo de usar bicicletas como meio de transporte.

*Tradução e edição: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil


Leia também:
Dinamarca investe em "rodovias" para bicicletas 
Em Copenhague, novos semáforos vão detectar e priorizar ciclistas 
Como os dinamarqueses desenvolveram sua cultura do ciclismo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário