CET instala 'alerta' para isolar ônibus em SP

Sonorização está sendo colocada nas pistas exclusivas de coletivos para evitar acidentes e multas

Notícias
 

Fonte: Diário de São Paulo  |  Autor: Tatiana Cavalcanti  |  Postado em: 10 de maio de 2016

Dispositivo foi implantado em avenidas como a Brig

Dispositivo foi implantado na Av. Brigadeiro Luís Antônio

créditos: Richard Mendes/Diário SP

 

Um barulho é emitido toda vez que um motorista invade a faixa exclusiva de ônibus em avenidas como a 23 de Maio, que liga a Zona Sul ao Centro. Só nessa via, 22 mil multas foram aplicadas em 2015 por invasão ao espaço dos coletivos.

 

O barulho é provocado pelos sonorizadores que a Prefeitura tem instalado, desde o mês passado, em algumas das principais avenidas. São pequenas tiras na transversal, que provocam vibração do pneu e produz o som de alerta quando o motorista “pisa” na faixa. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o custo estimado da implantação é de R$ 150 por metro quadrado. A empresa não informou o total já gasto.

 

“Há algumas semanas, estava seguindo para o Parque do Ibirapuera (Zona Sul), pela Avenida 23 de Maio. Sem querer, invadi a faixa do ônibus e ouvi o barulhão. Logo caí para a esquerda para não cometer a infração. Achei ótimo o alerta, apesar do susto”, disse contou o advogado Paulo Thales de Carvalho, de 43 anos.

 

Os sonorizadores foram implantados em faixas exclusivas para coletivos em avenidas importantes, como Cupecê, Chucri Zaidan (Zona Sul), Giovanni Gronchi, Alvarenga (Oeste), Brigadeiro Luís Antônio e Lins de Vasconcelos (Centro), além da 23 de Maio. O objetivo, segundo a CET, é evitar as invasões e possíveis acidentes envolvendo carros e ônibus.

 

“É como um muro invisível. O barulho é alto e acaba assustando o motorista”, disse o engenheiro Gastão Cid, 59, dono de uma loja de roupas na Brigadeiro Luíz Antônio.

 

“As faixas ficaram mais livres, mas ainda tem muita invasão”, disse o taxista Mário Raticow, 55, num ponto da Avenida Lins de Vasconcelos, na Vila Mariana, Zona Sul.

 

No mesmo ponto, seu colega José Abílio Calegare, 49, elogia a medida. “Alerta o motorista e ajuda a evitar multas”, disse.

 

A implantação dos sonorizadores em outros locais será feita a partir de estudos técnicos realizados pelo departamento de sinalização da Companhia.

 

Sobre o desempenho da chamada faixa sonora, a CET afirmou que está sendo acompanhado, mas que os resultados seguem em fase de levantamento e análise.

 

INFRAÇÃO

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com veículo na faixa de ônibus é uma infração gravíssima com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 191,54.

 

Leia também:

Bike em ônibus é liberada em São Paulo fora do horário de pico 

Metrô de SP não investe em acessibilidade desde 2014, aponta levantamento 

Faixas de pedestres diagonais terão cor verde nos cruzamentos de SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário