Metrô do Recife apresenta o melhor Índice de Velocidade Efetiva

Estudo apontou o modal como o mais indicado para receber investimentos do poder público

Notícias
 

Fonte: Diario de Pernambuco  |  Autor: Diario de Pernambuco  |  Postado em: 01 de julho de 2016

 

 

O metrô do Recife obteve o melhor desempenho em todos os níveis de uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo da pesquisadora Jessica de Lima considerou aspectos como velocidade, tempo, conforto e preço para descobrir quais meios de transporte usados por pessoas de diferentes classes sociais que estudam ou trabalham no Bairro do Recife são mais ou menos eficientes.

 

A partir de uma análise socioeconômica dos entrevistados, a pesquisa "Transporte, velocidade efetiva e inclusão social: um estudo para o Recife", calculou a velocidade efetiva do carro, moto, ônibus, metrô, bicicleta, além do deslocamento feito a pé. Com uma tarifa baixa e uma velocidade média de 41 km/h, os resultados indicaram que o metrô foi o modo mais efetivo para todas as rendas. O estudo apontou também que o metrô seria o mais indicado para receber investimentos do poder público.

 

A pesquisa mostrou ainda que a bicicleta e o transporte a pé variaram entre o segundo e o terceiro lugar em diferentes níveis de renda. O ônibus ficou em segundo lugar para os níveis de renda mais elevados e a motocicleta alternou entre o quinto, quarto e terceiro lugares. O carro, por sua vez, foi considerado o meio de transporte menos efetivo. A velocidade média de 12,5 km/h, os altos custos fixos (R$ 8.707) e variáveis (R$ 1.417) anuais e os elevados níveis de engarrafamento fizeram do automóvel o modal menos eficiente.

 

"Eu sempre achei que era mais fácil convencer as pessoas quando você fala de dinheiro e sobre quanto isso afeta o bolso delas", justificou Jessica que tem, como um dos objetivos incentivar a população a tricar o carro pelo transporte coletivo e não motorizado. A pesquisadora lembra ainda a existência de leis como a Política de Mobilidade Urbana Sustentável, de 2012, que preveem isso, enquanto o governo federal dão incentivos fiscais a montadoras e reduzem o IPI e as gestões municipais priorizam a infraestrutura viária para os carros.

 

Como conclusão, o estudo sugere um maior e melhor acesso aos meios de transporte efetivos e políticas públicas de inclusão social como investimentos de infraestrutura de transporte público de média e alta capacidade como BRT, VLT, além do metrô, implementação de mais ciclovias seguras e melhorias nas calçadas da cidade.

 

Leia também:

Obra de mobilidade da Copa é entregue no Recife com dois anos de atraso 

Rede de transportes sobre trilhos avançou só 10,4 km no Brasil em 2015 

Poluição dos ônibus em Olinda (PE) será aferida nesta quarta-feira 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário