Agenda

JUN
12
JUL
21
Prêmio Cidade Caminhável 2023 (inscrições)

Data: 12/06/2023 a 21/07/2023
Cidade: Todas as cidades brasileiras
Local: On-line
Organizador: Instituto Caminhabilidade

Resumo: Realizado pelo Instituto Caminhabilidade, o prêmio reconhece soluções que transformam as cidades através do caminhar. E valoriza o poder transformador de políticas públicas focadas na caminhabilidade nas cidades brasileiras.

 

No Brasil, mais de 80% da população vive em ambientes urbanos (Embrapa, 2017), e o modo de locomoção principal nas cidades é o caminhar, que representa 39% dos deslocamentos diários (2018, ANTP). Se considerarmos que os deslocamentos por transporte público terminam e começam a pé, o caminhar está presente em cerca de 67% dos deslocamentos diários (2018, ANTP).

 

Em 2023, o Instituto Caminhabilidade, com apoio internacional da Walk21, volta a realizar o Prêmio Cidade Caminhável, que teve sua primeira edição em 2021. Com um forte time de juradas, o objetivo é reconhecer, mapear e premiar projetos e iniciativas públicas que promoveram a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras. 

 

Todos os municípios brasileiros podem participar do Prêmio, já que são contempladas três categorias de cidades: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800 mil habitantes) ou grandes (mais de 800 mil habitantes). Mas atenção: nesta segunda edição, os projetos devem ter sido realizados nos anos de 2021 e 2022.

 

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por meio do formulário no site do Prêmio Cidade Caminhável entre os dias 12 de junho e 21 de julho de 2023.

 

A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 8 de agosto de 2023, Dia Mundial do Pedestre, como parte da programação da Semana do Caminhar 2023.

 

Projetos concorrentes

Serão considerados diversos tipos de projetos, como: requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; medidas de acalmamento de tráfego; acessibilização de rotas; informação para pessoas a pé; programas de abertura de ruas para pessoas; pesquisas e dados sobre deslocamento a pé; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros.

 

Mapa de iniciativas

Todas as iniciativas inscritas irão compor o mapa público de iniciativas e projetos para a caminhabilidade, que serve de referência nacional. Já as iniciativas vencedoras ganharão a realização de um mini webdocumentário audiovisual e a gravação de um episódio de podcast no Canal Cidades Caminháveis do Instituto Caminhabilidade. Os projetos vencedores receberão entradas para a conferência Walk21 2023 com espaço de participação como conferencistas.

 

Júri

Os projetos serão avaliados pelo seguinte júri, composto por quatro mulheres especialistas em cidades caminháveis e acessíveis:  

Circe Monteiro, arquiteta e urbanista paranaense, professora titular da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Coppe (Universidade Federal do Rio de Janeiro), doutora em Sociologia Urbana na University of Oxford e coordenadora do grupo de pesquisa transdisciplinar para inovações em cidades, o INCITI/UFPE;  

Gessica Macano, cientista política moçambicana e diretora executiva do Centro de Estudos Urbanos de Moçambique (CeUrbe); Hannah Machado, arquiteta e urbanista paulista, mestre em Gestão e Políticas Públicas, ex-Coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg;  

Taynara Gomes, paraense, mestre e doutoranda em arquitetura e urbanismo, professora e gerente de projetos da ONG Laboratório da Cidade.

 

Serviço

Prêmio Cidade Caminhável 2023 (2ª edição)

Inscrições: De 12 de junho a 21 de julho 

Informações, inscrições e edital: no site do Prêmio

Divulgação dos vencedores: Dia 8 de agosto, pelas redes sociais do Instituto Caminhabilidade e site do Prêmio


Prêmio Cidade Caminhável 2023 (inscrições)

Prêmio: Inscrições até 21/7; divulgação dos vencedores, 8/8

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário