Na coordenação do curso, a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto - dirigente do programa Melhores Práticas de Mobilidade Urbana, da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina - e o professor doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Eduardo Facchini.
Programa
O MBA Mobilidade Urbana – Novos Desafios resulta de parceria entre o Instituto do Movimento pelo Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) e o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). As aulas ocorrem de forma remota e síncrona, às terças e quartas-feiras, das 19h às 22h, combinando exposições teóricas, estudos de caso e debates com especialistas. A participação mínima exigida é de 75% da carga horária para a obtenção do certificado.
Com 360 horas de duração, distribuídas ao longo de três quadrimestres, o curso está organizado em seis campos disciplinares e 18 disciplinas, além da elaboração final de uma Nota Técnica. Os eixos abordados compreendem desenvolvimento urbano e regional, economia e modelos de regulação, mobilidade urbana e meio ambiente, transporte público, mobilidade ativa e comunicação aplicada à gestão e ao atendimento.
Ao final da formação, os participantes recebem certificado de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Mobilidade Urbana. Para participar, é cobrada taxa de matrícula de R$ 300,00, além de 12 parcelas de R$ 513,70. A primeira turma, iniciada em outubro de 2025, conta com 39 alunos. Uma nova turma está em organização, com previsão de início no primeiro semestre de 2026.
Para mais informações e inscrições, acesse aqui o link do IESB.