Agenda

JA
22
Olhares da Mobilidade por Bicicletas: Mulheres, Etnias e Territórios

Data: 22 de janeiro de 2020
Cidade: São Paulo-SP
Local: São Paulo
Organizador: Sesc

Resumo: Evento integra o Sesc Verão 2020, que leva às unidades discussões e práticas em modalidades olímpicas/paralímpicas à população. Desta conversa participam Denise Silveira, Patrícia Maria de Jesus e Kelly Cristina Fernandes; mediação: Jô Pereira.

 

O encontro "Olhares da Mobilidade por Bicicletas: Mulheres, Etnias e Territórios", que acontece gratuitamente no Sesc Paulista no dia 22/1, das 19h às 21h, buscará apontar e refletir sobre a Mobilidade Urbana em suas inúmeras interfaces, em uma cidade de grande dimensão territorial, e que traz inúmeras questões relevantes quanto aos modos de deslocamento.

 

Ao trazer as discussões para Território, Gênero e Etnia, a proposta é ouvir as experiências, informações, conhecimentos e vivências sob a ótica de quem atua e exerce suas atividades segundo os pontos focados.

 

Participantes

Denise Silveira é documentarista e jornalista formada pela PUC-RS. Trabalhou nos principais veículos de comunicação como Record TV (SP), Band (SP/RS), Globo (Rio) e SBT (SP/RS), onde recebeu o Prêmio de Justiça e Direitos Humanos (RS 1990). Passou a ver a mobilidade de outra forma depois de ficar oito meses sem andar, em 2013, e enfrentar a falta de acessibilidade na cidade de São Paulo, onde vive há 25 anos. Começou a usar a bicicleta combinada ao transporte público no ano passado, depois de colaborar com o projeto "Ciclovia Musical",  que são roteiros de bike com paradas para apresentações de música. Recebeu Menção Honrosa pela direção e roteiro do curta "Ciclovia Musical", no Mobifilm 2018, Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito. Conferencista selecionada pela Federação Européia de Ciclistas para falar no painel "Mídia, Amiga ou Inimiga", na Velo-city 2019, realizada em Dublin, Irlanda. Para comprar as passagens, fez uma campanha virtual e conseguiu o valor em apenas quatro dias.

 

Patrícia Maria de Jesus é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Pós-Doutorado em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC (UFABC). É Doutora (2015) e Mestre (2008) em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Bacharelado (2005) e Licenciatura (2003) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Kelly Cristina Fernandes é arquiteta e urbanista pela FAU-Mackenzie, onde foi bolsista do Programa MackPesquisa, e pós graduanda em Economia Urbana e Gestão Pública na PUC/SP. É Analista do Programa de Mobilidade Urbana do Idec e colaboradora na Associação Cidadeapé.

 

Jô Pereira é Educadora Física e Artista. Atualmente é Diretora Geral da Ciclocidade 2019-2010, Representante do programa  Bicycle Mayor da Emabaixada da Holanda no Brasil. Fundora o Coletivo Pedal na Quebrada (2018) criadora do Mapa Pedal Afetivo (2016). Atua principalmente com coletivos de fortalecimento, engajamento e encorajamento de mulheres negras na ciclomobilidade.

 

Serviço

Encontro: Olhares da Mobilidade por Bicicletas: Mulheres, Etnias e Territórios

Local: Avenida Paulista, 119, Bela Vista - Praça (Térreo)

Dia 22/01, das 19h às 21h - Grátis


Olhares da Mobilidade por Bicicletas: Mulheres, Etnias e Territórios

Mulheres e os olhares da mobilidade por bicicleta

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário