Agenda

AGO
22
LIVE "Bicicleta, identidade cultural"

Data: 22 de agosto de 2020
Cidade: São Paulo-SP
Local: Internet
Organizador: Unibes Cultural

Resumo: Encontro acontece no sábado, 22 de agosto, às 15 horas, com transmissão em rede, por várias plataformas, incluindo o Mobilize Brasil

Desde o início da pandemia, a Unibes Cultural e a jornalista Denise Silveira promovem lives para o debate sobre a mobilidade como parte das atividades educativas da mostra. Já foram entrevistados personagens de destaque no cenário internacional, como os brasileiros Marcio Deslandes, Relações Internacionais e Summit Manager do FIT, o Fórum Internacional dos Transportes, de Paris, França. E Veronica Sesoko, engenheira especializada em transportes, uma das mais jovens funcionárias da prefeitura de Dublin, Irlanda.


Os encontros integram a exposição "Bicicleta, Identidade Cultural", que fará parte da programação de 2020 da Unibes Cultural, para quando a galeria puder ser reaberta com segurança. São snapshots feitos pela jornalista Denise Silveira em 6 países: Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Rússia.


As imagens mostram o cotidiano da bicicleta como meio de transporte. Uma reflexão sobre o direito à mobilidade ativa relacionada à cultura dos povos. Em 2021 a mostra segue para a Via 4 e Via Mobilidade nas plataformas do metrô de São Paulo.


"A Unibes Cultural é um hub de cultura fundamental para a cidade de São Paulo e ocupa seu espaço democrático de debate em tempos de pandemia. É muito importante que a pauta da mobilidade ativa saia da bolha dos ciclistas e da polarização política e tome seu lugar de destaque na luta pelos direitos de todas as pessoas", afirma Denise. "A novidade do próximo encontro virtual é a parceria firmada no cenário nacional quando o assunto é bicicleta e as cidades. Teremos um pool de transmissão nas redes sociais, ampliando o público tão diverso e inteligente que já é engajado com a Unibes Cultural nas redes, com Ciclocidade, Ciclovia Musical, e Portal Mobilize", completa.


Participam:

Denise Silveira
Jornalista gaúcha radicada em São Paulo, especializada em cobertura nacional e internacional de TV, trabalhou nos principais veículos de comunicação. Em 2013, por problemas de saúde, ficou 8 meses sem caminhar e passou a ver a mobilidade de outra maneira. Militou nas audiências públicas da Lei Brasileira de Inclusão pelos direitos dos portadores de redução de mobilidade. E começou a usar a bicicleta para evitar a falta de acessibilidade no transporte público. Menção Honrosa no Mobifilm 2018, Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito, com o curta "Ciclovia Musical". Sua matéria independente sobre a Velo-city 2019 e o impacto da conferência global - organizada pela Federação Europeia de Ciclistas - no trabalho social da ONG Pedala Queimados, publicada pelo Portal Mobilize, concorre ao Prêmio Vladimir Herzog de Justiça e Direitos Humanos. 

 

Convidados

João Camolas
Assessor do vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa para as áreas da mobilidade em bicicleta e comunicação. Em 2009 começou a trabalhar na Câmara de Lisboa, como assessor do vereador do Ambiente, responsável por desenvolver a primeira rede de “percursos e corredores” cicláveis em Lisboa, interligados com a criação de corredores verdes. 
Desde então é utilizador regular de bicicleta e tem vindo a desenvolver as suas competências na área da mobilidade em bicicleta. Com a redefinição da estratégia ciclável no município de Lisboa em 2017, passou a fazer a coordenação política do planeamento e implementação da rede ciclável e da promoção do uso da bicicleta em Lisbo. Coordenou ainda a candidatura de Lisboa à organização do Velo-city 2021 e é o responsável do município pelo programa do evento. É licenciado em gestão e marketing.


Giane Martins
É diretora executiva da ArteMatriz Soluções Culturais, empresa de agenciamento de artistas de ópera e música erudita e que atua igualmente na criação e gerenciamento de projetos focados em arte e cultura. Bacharel em Música/Oboé pela USP e bolsista da CAPES durante seus estudos de pós-graduação artística na “Escola Superior de Música e Artes Dramáticas de Stuttgart”, Alemanha. Foi oboísta e corne-inglês da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo de 2001 a 2013. Criou em 2013 o projeto Ciclovia Musical que une música, ciclismo e meio ambiente com 7 edições realizadas, sendo seis em São Paulo/SP e uma em Jundiaí/SP.


Luciana Barcellos
Gaúcha, jornalista com experiência voltada para cobertura de TV. Começou a carreira em Porto Alegre e mora em São Paulo há 20 anos. Nesse meio tempo, viveu dois anos no Rio de Janeiro onde a bicicleta era parte do dia a dia. Trabalhou nas grandes redações sempre com foco mais voltado para a cobertura nacional, mas o interesse por cidades e urbanismo vem de longe. No anos passado, com a ida para chefia da redação da manhã da Band passou a liderar um projeto também de jornalismo local. O Bora SP permitiu esse contato mais diário com assuntos ligados à mobilidade.


Marcos de Sousa
Editor e coordenador de campanha do Mobilize Brasil. Jornalista formado pela USP em 1985, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde (OESP) e nas revistas Arquitetura e Urbanismo, Téchne - Tecnologia da Construção, e Projeto Design. Em 1994 fundou a Editora Mandarim - Mandarim Comunicação onde editou uma série de livros sobre urbanismo, paisagismo, arquitetura e tecnologia do ambiente construído. Foi um dos criadores do Portal Copa 2014. Desde 2011 trabalha com o Mobilize Brasil. 


Yuri Vasquez
Educador Físico e Historiador, fotógrafo documental nas horas vagas. Mestre em Cultura da bicicleta pela PUC-SP, foi diretor da Ciclocidade- Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo. Atualmente atua na elaboração e aplicação de metodologias para formação e articulação de ciclistas-ativistas e em pesquisas sobre uso da bicicleta em São Paulo. Co-idealizador do projeto Diálogos Sobre Rodas. 


LIVE "Bicicleta, identidade cultural"
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário