Milalá

16
January
Publicado por Mila no dia 16 de January de 2014

Inicio minhas postagens por aqui revelando uma das coisas que mais gosto de fazer. Sabe o que é? Viajar. Sim, viajar.

 

Mila em NY

 

Não importa pra onde, de que forma, com quem, viajar é encantador.

 

A paixão por viagens sempre existiu e me despertou uma vivência espetacular e curiosa. Sempre que estou fora do Brasil, principalmente nos EUA e em alguns países da Europa, meus passeios são bem mais completos e confortáveis. Pois é. Descobri que um tal de “Turismo Acessível” nestas localidades faz a diferença. Você sabia que no mundo, principalmente, nos EUA e Europa, o investimento em turismo acessível é pra lá de fantástico? Por exemplo: a movimentação financeira de mercado no ano de 2011 em turismo acessível nos EUA foi de 12 bilhões de dólares. Realmente genial, não é mesmo? E no Brasil, temos este número contabilizado? Não, ainda não temos. Mas é importante ficarmos atentos e olhar para este mercado de maneira diferente. Você sabia que no Brasil, pelo censo de 2010, 45 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência? E, destes, 8 milhões têm mobilidade reduzida? E, ainda, representam um potencial turístico de R$ 1,2 bi de faturamento? Pois é. São pessoas que anseiam por informações e querem viajar, mas não sabem as condições que encontrarão nos seus passeios.

 

Mesmo diante de números tão favoráveis, vejo pouco movimento nos órgãos públicos e privados. Vemos algumas ações pontuais, mas logo perdem força, desaparecem, tomam outro caminho e fica somente o burburinho da estreia. Sim, precisamos ter um olhar seguro e definitivo para o turismo acessível no Brasil. Tenho certeza que milhares de brasileiros agradecerão poder viajar confortavelmente e milhares de turistas estrangeiros com mobilidade reduzida virão prestigiar cada vez mais o nosso país.

 

Recentemente participei da ABAV – 41ª Feira de Turismo das Américas.

 

03 12

 

Na programação havia uma série de palestras interessantes sobre turismo em geral, sendo que duas enfocavam o turismo acessível. Claro que me interessei! Uma das palestras tinha como tema “Turismo acessível: venha conquistar este segmento potencial”. E a outra, “Organizando a sua viagem com acessibilidade”. Apesar desses temas tão interessantes, palestrante informado, espaço bacana, atraíram pouquíssimo público, de 6 a 10 pessoas! Tudo bem que o som não estava lá essas coisas, mas mesmo assim me decepcionei com a pequena participação.

 

Ops, o que me deixa triste é saber que muita gente deveria estar presente para entender e descobrir mais sobre este assunto e não estava por lá. Fica a dica: vamos conhecer o turismo acessível mais e melhor, ok?

 

Assim, nós que temos mobilidade reduzida poderemos participar de um cenário onde a diversidade, além de bem-vinda, é respeitada.

 

No próximo post vou ilustrar algumas vivências. Até breve!

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Milala Vamos conhecer o Milalá?
Mila Guedes, 45 anos, é publicitária e idealizadora do Milalá, projeto que estimula quem tem mobilidade reduzida a passear, viajar e curtir a vida. Acompanhe suas aventuras e as experiências incríveis que viabilizou em 22 anos como portadora de esclerose múltipla. Mila acredita que quanto mais informação, mais fácil será enfrentar os obstáculos que aparecerão pelo caminho. Sem medo, sem limite. Conheça este trabalho aqui no portal Mobilize, na página do Facebook e também no site www.milala.com.br
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social