Milalá

30
November
Publicado por Mila no dia 30 de November de 2015

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro -, compartilho o que rolou no importante congresso Disability Alliance International – IDA, sediado recentemente em São Paulo. Lideranças do movimento da América Latina, Caribe, EUA, Nova Zelândia, Líbano e Quênia, entre outros, estavam presentes e contribuíram imensamente para a construção da agenda 2030 voltada aos Direitos das Pessoas com Deficiência na América Latina. Representantes da ONU e da UNICEF também estavam por lá e contribuíram significativamente.

IMG_03

Conhecer, compartilhar e mergulhar em muitas questões ligadas às pessoas com deficiência foi altamente produtivo. Foram muitos diálogos, workshops, discussões e painéis abordando assuntos diversos e pertinentes à nossa causa: Mulheres e Meninas com Deficiência; Crianças e Jovens com Deficiência; Pessoas Indígenas com Deficiência; Situações de Risco e Emergência Humanitária; Emprego e Proteção Social; Educação; Vida Independente e Inclusão na Sociedade.

 

A construção da agenda 2030 está diretamente ligada à Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. E todos os temas abordados refletiam as questões de melhoria em cada região. Trocas de experiências bem-sucedidas encantaram e souberam motivar aqueles que em determinados assuntos mostravam-se desanimados em encontrar o caminho para  a solução do problema.

IMG_04

Como é do conhecimento de todos, a maioria das pessoas com deficiência no mundo está localizada na classe social menos favorecida, ou seja, de extrema pobreza. Desta forma, penso que o trabalho que temos que desenvolver para atender à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em que deve promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para as pessoas com deficiência, promovendo o respeito e a dignidade de todos.

IMG_5232

Estar ativa neste cenário, acompanhando e vendo o mundo se mexer, assistindo ao fomento das discussões, celebrando conquistas e entusiasmada para novos desafios, e, principalmente, vendo que o nosso país está no caminho certo – sim, nosso país já contempla uma série de demandas para as pessoas com deficiência e busca melhorar e aprimorar outras tantas – me fez sair do congresso animada, confiante e segura em acreditar que muito do que foi proposto será realizado.

IMG_01



Tags: , , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Milala Vamos conhecer o Milalá?
Mila Guedes, 45 anos, é publicitária e idealizadora do Milalá, projeto que estimula quem tem mobilidade reduzida a passear, viajar e curtir a vida. Acompanhe suas aventuras e as experiências incríveis que viabilizou em 22 anos como portadora de esclerose múltipla. Mila acredita que quanto mais informação, mais fácil será enfrentar os obstáculos que aparecerão pelo caminho. Sem medo, sem limite. Conheça este trabalho aqui no portal Mobilize, na página do Facebook e também no site www.milala.com.br
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social