Mobilize-se! – O direito de ir e vir
O direito de ir e vir

12
setembro
Publicado por admin no dia 12 de setembro de 2011

Por Mara Gabrilli

 

Costumo dizer que sou um exemplo prático de que sozinho não chegamos a lugar algum. No meu caso a expressão ganha sentido literal, mesmo! Afinal, grande parte dos meus movimentos se perdeu quando sofri um acidente de carro, aos 26 anos. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o verdadeiro obstáculo não está na deficiência, mas sim nas cidades – que não foram planejadas para crescer ao mesmo tempo em que deveriam atender a diversidade humana.

 

Ao me deparar com uma severa deficiência física, em uma grande cidade como São Paulo, vi que precisava me reinventar para encarar uma nova vida como cadeirante. Passei então a lutar por acessos para melhorar a minha vida e a do outro também. Hoje, vejo que quanto mais barreiras eu derrubo, mais brechas se abrem para que outras pessoas possam usufruir dos serviços que a nossa metrópole oferece.

 

Sei que muito ainda precisa ser feito para que não só São Paulo, mas todas as grandes cidades do Brasil possam atender com conforto e autonomia os seus moradores e visitantes, mas, tenho certeza de que chegaremos lá. Afinal, a áurea de coletividade, que rege minhas ações, passou a atingir outras pessoas. Gente de bem, engajada com o coletivo, com a cidadania e, principalmente, com uma cidade mais acolhedora, sustentável e acessível para todos. O Mobilize traduz tudo isso em um canal de informação dinâmico, moderno, interativo e extremamente útil para qualquer cidadão, tenha ele ou não uma deficiência.

 

Por muitos anos, temas como acessibilidade, o direito de ir e vir e o Desenho Universal foram ignorados pela mídia. Felizmente, hoje, o assunto passou a ser não só debatido, mas também analisado pela sociedade. As pessoas estão saindo mais às ruas e cobrando por mais acessos, por serviços de qualidade. E poder contar com um portal que permite essa interação para qualquer um, em qualquer lugar, é sinal de que estamos, enfim, derrubando grandes barreiras – do ciberespaço, inclusive. Afinal, a informação é uma grande demolidora de muralhas. A perda de movimentos não impede que as pessoas se superem. A ignorância e a falta de informação é que nos prendem em celas dentro de nossos próprios mundos.

 

Informe-se sobre novos caminhos, novas descobertas, descubra uma cidade diferente, repleta de pessoas singulares. Respeite a diversidade, a circulação de todos, promova a cidadania.

 

Mobilize-se onde quer que você esteja!



Tags:, , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

 
Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social