Um guia inspirador – O direito de ir e vir
O direito de ir e vir

27
junho
Publicado por admin no dia 27 de junho de 2012

São Paulo sempre transpirou arte em suas mais variadas manifestações: música, pintura, cinema, literatura, dança, teatro… Aqui se encontra um pouco de tudo e tudo de um pouco em cada esquina. Essa característica multifacetada também caracteriza sua população. Definitivamente, Sampa é feita de gente. E de gente diferente. Sob todas as condições físicas, sensoriais, intelectuais e cognitivas. Podemos dizer que além de arte, São Paulo inspira a diversidade humana.

 

E foi pensando em atender a essa imensidão de lugares, pessoas e suas diferentes necessidades, que o Instituto Mara Gabrilli teve a ideia de organizar e listar em um único lugar, sob a forma de um guia, os equipamentos culturais acessíveis na cidade de São Paulo. Para chegar a este material, foram selecionados 315 locais, dos quais 186 podem ser encontrados no guia – todos avaliados por três equipes especializadas em acessibilidade. A análise levou em consideração os aspectos arquitetônicos, bem como os de conteúdo e informação. O resultado desse importante trabalho pode ser acessado pelo endereço www.acessibilidadecultural.org.br.

 

Felizmente, como vocês poderão conferir no guia, já podemos contar com espaços projetados para atender a diversidade humana e oferecer recursos adaptados que aproximam cada vez mais pessoas com deficiência da arte e da cultura. No entanto, há locais ainda muito aquém do ideal. Essa falta de investimentos na área e, diga-se de passagem, do cumprimento da própria Legislação, além de afastar um grande público em potencial, tolhe um direito imprescindível de todo o ser humano: o de preencher a mente e o espírito com arte e cultura, ferramentas que alimentam a alma e transformam o indivíduo e a sociedade.

 

Qualquer cidadão, independente de ter ou não uma deficiência, carrega consigo a capacidade de ser tocado pela cultura e se encantar com as diferentes faces da arte. Cabe aos estabelecimentos permitir que toda a magnitude da diversidade humana faça parte deste espetáculo.

 

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

 
Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social