Hospitais devem começar a cuidar dos pacientes antes da porta de entrada - O caso do HC em São Paulo

Uma breve caminhada nas imediações do Hospital das Clínicas, em São Paulo, já permite ver que a cidade também está doente. O espaço nas calçadas é impraticável em vários pontos, com árvores, postes, bancas de jornal e vendedores ambulantes...

Vista aérea da região

Vista aérea da região do Hospital das Clínicas

créditos: Urb-i

Autor: Urb-i

Assunto: Relatórios

Abrangência: São Paulo

Ano: 2018

A avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar corta o complexo do Hospital das Clínicas, em São Paulo. São 700 metros por onde passam cerca de 45 mil pessoas por dia, a maioria idosos, cadeirantes, gente do Brasil inteiro em busca de tratamento de saúde. Mas com uma breve caminhada já dá pra perceber que a via também está doente. O espaço nas calçadas é impraticável em vários pontos, com árvores, postes, bancas de jornal e vendedores ambulantes.


Idosos, pessoas debilitadas ou com dificuldade de locomoção mal conseguem circular por ali. Médicos e acompanhantes também sofrem para caminhar. Os poucos locais de descanso com bancos e sombras ficam lotados o dia inteiro. Faltam banheiros públicos e mais opções de lanchonete. Atualmente só tem duas, sendo uma bem precária.

 

Os carros parados em local proibido ou os que querem fugir do trânsito na região prejudicam a circulação das centenas de ambulâncias que circulam diariamente. Vagas de táxi ociosas ocupam um valioso espaço que poderia ser dos pedestres. Enfim, uma rua nada amigável para pedestres e desagradável até mesmo para quem passa de carro.

 

A solução para tantos problemas não é fácil, mas tem que começar de alguma forma. No caso da Dr. Enéas, já havia um estudo de projeto feito pelo instituto Urbem prevendo um calçadão e conexões entre os institutos do HC. A ideia é ótima, mas o alto custo para se tirar do papel talvez tenha desencorajado os gestores públicos.

Arquivos
Download
Urb-I apresenta a intervenção no HC de São Paulo
Hospitais devem cuidar dos pacientes antes da entrada: o caso do HC - Uma breve caminhada no entorno do Hospital das Clínicas, em São Paulo, permite ver que a cidade também está doente. Veja a análise da equipe do Urb-i

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário