As relações entre parques urbanos com ciclovias adjacentes e ciclistas que os frequentam*

Neste estudo, realizado na UFRGS, com orientação do prof. André Luiz Lopes da Silveira, foi realizado um levantamento de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e sobre a infraestrutura oferecida pelos parques

Ciclovia junto à av. Ipiranga, em Porto Alegre

Ciclovia junto à av. Ipiranga, em Porto Alegre

créditos: Jennifer Domeneghini, 2018

Autor: Jennifer Domeneghini

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Porto Alegre (RS)

Ano: 2019

*Título original: As relações entre parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e ciclistas que os frequentam : estudos de caso na cidade de Porto Alegre (RS)

Os estudos que abrangem os temas de parques urbanos, ciclistas e rede cicloviária não são analisados em conjunto, gerando assim a necessidade de entender as relações entre esses temas ligados ao planejamento urbano e ambiental. O objetivo central desta dissertação é compreeder as relações entre os parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e os ciclistas que frequentam os Parques Farroupilha, Marinha do Brasil e Moinhos de Ventos, localizados na cidade de Porto Alegre. 

Neste estudo foram realizados levantamentos de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e da infraestrutura provida pelos parques aos ciclistas. Adotou-se como metodologia a utilização da abordagem de Método Mistos, com o levantamento concomitante de dados quantitativos e qualitativos, que permitem a exploração não somente de variáveis selecionadas, como a consideração das opiniões dos ciclistas. 

A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários para os ciclistas que frequentam cada um dos três parques urbanos, utilizando as formas de coleta presencial e online, permitindo assim, a comparação dos resultados entre parques urbanos e entre as formas de coletas. Através dos resultados, observa-se que a existência de ciclovias próximas a parques é um fator de importância para que os ciclistas os frequentem, existindo vários fatores que levam esse público a utilização desses espaços, sendo o lazer o principal deles. A partir destas informações, é possível concluir que os parques urbanos e a infraestrutura cicloviária precisam ser pensados em conjunto na cidade.


O trabalho também está disponível na página LUME, Repositório Digital da UFRGS: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202122?fbclid=IwAR2L2ACQ35-PkwS5D_4VGrJauwIa5Ei3dE7Qbvn4qr23RYbwkR7Pz3dqSm8

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Parques, ciclovias e seus usuários*
Neste estudo, realizado por Jennifer Domeneghini, com orientação do prof. André Luiz Lopes da Silveira, foi realizado um levantamento de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e da infraestrutura provida pelos parques aos ciclistas

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